Você resolveu adquirir o imóvel de seus sonhos, e como essa é uma grande decisão, é fundamental que você analise todas as suas possibilidades. Existem muitos aspectos a serem considerados e, provavelmente, você já se indagou se deve morar em uma casa ou apartamento.
Certamente existem vantagens e desvantagens para ambas situações. É recomendável que você faça uma lista com todos os critérios que já passaram por sua mente e que possivelmente influenciarão em sua grande decisão.
Para tal, é importante que você pense em como se comporta atualmente e como você planeja sua vida para o futuro. Sua família é grande ou pequena? Você tem filhos ou pretende ter? Gosta da ideia de receber a família para eventos e datas comemorativas? Pense nessas e em outras perguntas importantes que possam influenciar na escolha do imóvel.
Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão possível, no post de hoje falaremos sobre as maiores vantagens de morar em uma casa. Leia todos os tópicos e anote tudo que possa fazer sentido para você! Vamos lá?
1 - Pode ter quantos animais de estimação quiser
Você ama bichinhos de estimação, mas um apartamento é muito pequeno para que eles possam ter o conforto suficiente? Uma casa espaçosa e, de preferência, com um quintal, é a melhor solução para que seu melhor amigo possa se divertir e gastar a energia necessária. Com um quintal, você ganha diversas vantagens para seu pet:
- você pode educar seu cachorro, gato ou qualquer que seja seu animal de estimação, a fazer as necessidades fora de casa;
- colocar a comida e água no quintal e evitar bagunça dentro de casa;
- adquirir uma casinha confortável e espaçosa para seu bichinho;
- você não precisará passear com ele todos os dias, pois ele terá onde se divertir;
- e ainda existe a possibilidade de ter mais de um animal, assim eles podem se fazer companhia quando você não estiver presente.
Além disso, se seu animalzinho fizer muito barulho, ele não incomodará os vizinhos, o que acontece frequentemente com quem mora em apartamento.
2 - Tem que lidar com menos barulho
Barulhos de salto alto, vassoura limpando o chão, crianças correndo e brincando para lá e para cá. Essas são algumas das principais reclamações de quem mora em apartamento e tem vizinhos barulhentos. Mesmo que você more em uma cobertura, já pensou que você pode se tornar o vizinho que incomoda? Se deseja eliminar esse tipo de problema, morar em uma casa é a melhor opção, pois além de mais tranquilidade, você evita atritos.
3 - Não tem tantos vizinhos incômodos
Ter os vizinhos como amigos é uma ótima experiência, mas quando se convive com muitas pessoas próximas a você, as chances de se incomodar com alguém elevam-se consideravelmente e o que era divertido, pode se tornar um tanto desconfortável. Se você preza por tranquilidade e harmonia, evite morar em apartamento e aposte em uma casa independente, que lhe dará muito mais privacidade.
4 - Menos despesas
Se você já morou ou mora em apartamento, sabe o quanto a taxa de condomínio pode ser dispendiosa, principalmente se vive em um prédio que necessita de manutenção constante, como aqueles que têm grande estrutura e não são utilizadas com frequência.
Às vezes é impossível prever quanto será a conta mensal de condomínio, já que imprevistos acontecem e normalmente custam caro. Se o síndico faz uma má administração dos gastos do prédio, infelizmente é preciso estar preparado para dores de cabeça. Ao decidir por morar em uma casa, você poderá eliminar este custo e será capaz de investi-lo em algo que seja mais útil para você e sua família.
5 - Privacidade maior
Morar em prédio ou em condomínio cercado por muitos outros prédios pode tirar um pouco de sua privacidade. Ao morar em uma casa, você elimina consideravelmente os olhares curiosos para dentro de sua residência e pode ter mais liberdade para agir como desejar e se sentir mais confortável.
6 - Pode promover mais festas e encontros
Se você é o tipo de pessoa que adora receber amigos, reunir a família e ter sempre aqueles que mais ama perto de você, morar em uma casa, sem dúvidas, é a melhor opção. Dessa forma você pode convidar quantas pessoas desejar, fazer churrascos, almoços e deixar a festa acontecer até o dia raiar!
Isso, é claro, respeitando a lei do silêncio de acordo com seu município. Além disso, em uma casa com mais quartos, você pode receber parentes de outras cidades ou oferecer espaço para os amigos passarem a noite caso não possam voltar para casa no mesmo dia.
7 - Mais espaço
Na maioria das vezes, casas são maiores do que apartamentos, principalmente aquelas construções mais modernas, que tendem ter o espaço ainda mais reduzido. Se você tem ou pretende ter uma família grande, ou simplesmente preza por conforto, prefira uma casa ao escolher seu próximo imóvel.
8 - Garagem independente
Ainda é muito comum que famílias tenham mais de um carro e, em algumas cidades do Brasil, apartamentos com uma garagem podem custar mais de 20% do valor do imóvel. Quanto mais vagas disponíveis, mais caro será o imóvel. Ao escolher uma casa como seu imóvel, a possibilidade de haver mais espaço para carros é maior e se você for o proprietário, poderá solucionar o problema com uma reforma para abrir mais vagas.
9 - Jardim personalizado
Se você é amante da natureza, tem um bom motivo para morar em uma casa com espaço suficiente para cultivar um jardim. Além de deixar sua casa mais fresquinha e com uma aparência agradável, ter um jardim e dedicar alguns minutos diários a ele é uma excelente terapia! A variedade de plantas aumenta relativamente quando você tem um espaço aberto, principalmente se o mesmo recebe luz solar.
Como você pode perceber, as maiores vantagens de morar em uma casa são, principalmente, a privacidade e liberdade para agir da forma como desejar em seu próprio lar.
Se ao ler nosso post você percebeu que este é um quesito importante que irá influenciar em sua qualidade de vida, morar em uma casa é a solução que você e sua família necessitam.
Leia também nosso post sobre comprar casa mobiliada e confira as vantagens e desvantagens dessa opção!