Avaliação de imóveis: quais fatores influenciam no preço?
Existem diversos fatores capazes de influenciar no valor de um bem. Por isso, a correta avaliação de imóveis é fundamental para identificar quanto ele de fato vale no mercado.
Neste infográfico, você descobrirá o impacto de cada um desses aspectos na valorização ou depreciação de um imóvel. Confira!
Localização
A localização é um dos fatores mais determinantes do valor do imóvel, especialmente se ele está localizado em bairros bem desenvolvidos, seguros, de fácil acesso e com boa infraestrutura de comércio e serviços.
Estrutura
Outro fator impactante é a estrutura agregada ao imóvel, como a quantidade de vagas na garagem, área de lazer, segurança privada, espaço para festas e churrascos, entre outros benefícios, normalmente encontrados em condomínios.
Acabamento
Um imóvel bem-acabado, feito com materiais de boa qualidade, além de mais bonito também dura mais tempo sem a necessidade de reformas ou manutenções. Outro ponto importante é o uso de recursos, como a automação residencial.
Conservação
O estado de conservação do imóvel também conta muito. Mesmo os bens mais antigos, se sofreram reformas de modernização e têm bom acabamento, estando bem conservados, conseguem manter o seu valor. Em contrapartida, se não estão, acabam depreciados.
Economia
A situação econômica do país e, até mesmo, a mundial também é capaz de afetar o valor de negociação do bem. Como em qualquer outro mercado, no imobiliário, a lei de oferta e demanda também tem seu papel e é muito influenciada pelos juros praticados.
Na hora de comprar ou vender o seu imóvel, você deve observar esses fatores para se certificar de que a avaliação foi feita de modo adequado. Somente assim, pagará um valor justo.
Vale lembrar que uma das melhores formas de se comprar um imóvel é por meio de um consórcio. Afinal, ele oferece uma série de benefícios. Quer saber mais? Confira as principais vantagens e veja os principais motivos que comprovam que o consórcio é um bom negócio.