Conheça 12 carros com os maiores porta-malas e escolha o seu!
Procurando um carro com porta-malas grande? Esse quesito é um dos muitos considerados por quem vai adquirir um novo veículo.
Porém, antes de fechar negócio, é preciso avaliar também as questões envolvendo o custo-benefício, além de aspectos técnicos dos modelos disponíveis, como potência do motor e consumo de combustível.
Antes de sair por aí com um carro novo de porta-malas bem generoso, confira alguns dos modelos mais procurados do mercado, com tudo o que eles têm a oferecer aos motoristas que não desejam ter problemas envolvendo a falta de espaço. Boa leitura!
Como calcular litros do porta-malas?
Quando falamos sobre os carros com maiores porta-malas, podem surgir algumas dúvidas sobre como essa questão é calculada. Basicamente, a métrica usada para definir esse espaço é seu volume e a medição é regulada pela norma internacional ISO 3832.
O processo é simples: o departamento de engenharia de uma montadora coloca vários cubos de madeira ou isopor, o máximo que couber. Cada cubo mede 20 x 10 x 5 cm, o equivalente a 1 dm³ ou, em outras palavras, 1 litro.
Depois de encher o compartimento, é necessário que o porta-malas feche sem nenhum problema. Ao fim, basta contar a quantidade de cubos que foram colocados dentro do espaço e o valor obtido é a medida oficial da capacidade do compartimento.
12 carros com maiores porta-malas
Separamos uma lista com os carros com maiores porta-malas, separando-os entre as categorias sedan, SUV e hatch. Assim, você consegue escolher a melhor opção, de acordo com seu gosto!
Qual carro tem maior porta-malas? Lista com categorias sedan, SUV e hatch
- Nissan Versa
- Fiat Cronos
- Toyota Etios Sedan
- Volkswagen Virtus
- Mitsubishi Outlander SUV
- Renault Duster
- Chevrolet Spin
- Honda CRV
- Fiat Argo
- Chevrolet Onix
- Toyota Yaris
- Renault Sandero
Quer saber os detalhes de cada um desses imóveis e como comprar o modelo ideal para você? Então, veja a seguir.
Qual sedan tem maior porta-malas?
Quando falamos sobre os carros com maiores porta-malas, provavelmente o modelo sedan é que passa pela sua cabeça no primeiro momento, certo? Pensando nisso, separamos quatro veículos que apresentam boas alternativas.
Nissan Versa
Para iniciar, apresentamos o Nissan Versa e seu porta-malas de respeito, principalmente entre as opções disponíveis no mercado na mesma categoria: são entre 466 e 488 litros para carregar malas e outros itens, dependendo da posição do estepe.
As versões mais recentes do Versa têm motor 1.6, com câmbio manual ou CVT. O visual foi reformulado recentemente e foram acrescidos novos itens de série, como 6 airbags, central multimídia, faróis LED, câmera de ré e ar-condicionado digital.
Fiat Cronos
Uma das novidades da Fiat nos últimos anos, o Cronos se destaca pelo volumoso porta-malas de 525 litros, com excelente aproveitamento do espaço traseiro do veículo.
Os motoristas que levam esse carro para casa também dispõe de outros recursos interessantes, que agregam valor à escolha. Desde as versões de entrada, o modelo conta com:
- sistemas de monitoramento de pressão dos pneus;
- ajuste de altura no banco do motorista;
- comandos de rádio e telefone no volante;
- cintos de três pontos para todos os ocupantes.
Estão disponíveis as versões movidas tanto por motores 1.3 quanto 1.8, além de opções com câmbio automático ou manual.
Toyota Etios Sedan
Quem está a fim de um carro com porta-malas grande, mas não abre mão de um sedan, tem no modelo sedan do Toyota Etios uma excelente opção. Ele está entre os carros da categoria com melhor custo-benefício do mercado.
Os donos desses veículos têm à disposição um compartimento com volume de 562 litros na traseira, o suficiente para acomodar a bagagem até mesmo em viagens mais longas.
Outros atributos interessantes são o bom espaço interno, a composição robusta e o motor potente quando comparado aos concorrentes na categoria.
Volkswagen Virtus
Esse é mais um sedan no qual o porta-malas dificilmente vai ser um problema no dia a dia, sendo uma boa opção para a categoria “carros para viajar”.
O automóvel da fábrica alemã é outra boa opção para quem quer um sedan espaçoso, inclusive na hora de carregar as malas por aí.
Na parte de trás, o Virtus oferece 521 litros de espaço, acima da média para essa categoria, sendo suficiente para comportar uma quantidade significativa de bagagem.
Qual maior porta-malas de SUV?
Certamente, é possível encontrar carros espaçosos para além do sedan, sobretudo quando o assunto é o porta-malas. Veja 4 opções de SUV!
Renault Duster
Para quem quer um SUV sem gastar muito, o Renault Duster está entre as opções mais indicadas, já que é uma excelente opção de entrada. Entre os similares, o modelo francês conta com o maior porta-malas da categoria, somando 475 litros de espaço.
Junto do porta-malas grande, os donos do Duster dispõe de amplo espaço interno, manutenção abaixo da média do mercado e motor 1.6, garantindo a potência necessária para não ficar na mão.
Chevrolet Spin
O Chevrolet Spin é uma excelente opção de SUV para quem quer espaço, seja para viajar ou realizar tarefas do dia a dia sem abrir mão da praticidade e do conforto.
Além disso, a possibilidade de contar com um veículo de até 7 lugares faz dele uma escolha perfeita para quem tem família grande.
Algumas das versões desse modelo têm porta-malas com volumes de até 710 litros quando a última fileira de bancos é retirada, deixando o carro capaz de transportar até 5 pessoas.
Mitsubishi Outlander SUV
Aqui, temos outro modelo recomendado para quem tem família grande e precisa de bastante espaço para comportar todo mundo. Assim como no Chevrolet Spin, são 7 lugares nessa opção de utilitário esportivo.
Na hora de carregar tudo o que for necessário, os passageiros terão à disposição 715 litros de volume no compartimento de carga. E, sem dispensar o visual elegante, o Outlander conta com tração nas quatro rodas e muita potência, graças ao motor turbodisel 2.2.
Honda CRV
Esse é um veículo utilitário espaçoso e confortável, como não poderia deixar de ser. Ideal para rodar longas distâncias sem maiores preocupações, o Honda CRV tem porta-malas com volume de 522 litros.
Para quem precisa de ainda mais espaço, é possível dobrar os bancos traseiros e, com isso, liberar espaço com volume de mais de 1000 litros.
Debaixo do capô, estão disponíveis versões com motores 1.5 ou 2.0. Adicionalmente, existem alternativas com câmbio automático ou manual.
Qual hatch tem maior porta-malas?
Sem dúvidas, os carros hatch não costumam fazer parte da categoria de “carros com maiores porta-malas”. Contudo, sabemos que há pessoas que preferem esses modelos e, ainda assim, buscam por um bom espaço. Então, veja o que separamos para você.
Fiat Argo
O Fiat Argo é interessante para os motoristas que buscam bom desempenho aliado ao melhor consumo de combustível e muito disso se deve ao motor 1.3 Firefly com 107 CV.
Em cinco versões, com opções que vão desde o câmbio manual até o automático, o modelo tem porta-malas de 300 litros no compartimento, sendo um dos maiores dessa categoria.
Chevrolet Onix
O Chevrolet Onix já está bem popularizado pelo público brasileiro e comporta 303 litros de volume no porta-malas, apenas um pouco maior do que o modelo anterior.
Vale lembrar que também é possível encontrar o modelo sedan, o Onix Plus, mas por ter apenas 469 litros de volume, acaba sendo um dos menores do segmento.
Toyota Yaris
Quem busca tecnologia, design diferenciado, performance e segurança, tem como boa opção o Toyota Yaris.
Além de sofisticação e praticidade, oferecendo um teto solar elétrico para mais luminosidade e circulação de ar, tem um porta-malas de 310 litros, o segundo maior da categoria.
Renault Sandero
Por fim, o hatch com maior porta-malas é o Renault Sandero, com um volume que comporta 320 litros. O baixo consumo de combustível, conforto e bom espaço interno são os principais aspectos elogiados deste modelo.
Como escolher um carro?
O principal ponto que você deve considerar são suas necessidades. Coloque no papel o que você precisa em um carro e quais itens são negociáveis. Para quem tem uma família grande, por exemplo, sem dúvidas ter um porta-malas espaçoso é essencial.
Já se você prefere o modelo hatch, sabe que provavelmente não terá todo o espaço que deseja. O importante é pesar os prós e contras de cada ponto levantado e entender o que melhor funciona para você.
Veja algumas das principais questões que você deve considerar.
Tamanho da família
O tamanho da sua família é um fator muito importante na hora de escolher um carro. Na verdade, todo o processo precisa partir desse critério, já que o veículo tem que comportar todos os membros de maneira segura e confortável.
Hoje, o mercado oferece muitas opções de veículos para até cinco pessoas. Porém, quando há mais integrantes, as opções são mais limitadas, embora também existam. Nesse sentido, a dica é pesquisar e identificar os modelos que podem atender sua família.
Conforto
O conforto é outro atributo vital para a escolha do carro da família. Especialmente para quem pretende fazer uso diário do veículo e passará um bom tempo dentro dele, é ainda mais importante considerar itens como:
- sistema de som e multimídia central;
- vidros e retrovisores com acionamento elétrico;
- direção hidráulica e elétrica;
- câmbio automático;
- ar-condicionado.
Além desses quesitos, uma dica que pode ajudar você a escolher o carro mais confortável é fazer um test drive. Isso porque cada modelo tem uma posição específica para dirigir, podendo ser mais ou menos confortável, seja para quem dirige, seja para quem vai como passageiro.
Segurança
A segurança é um ponto-chave na escolha de qualquer tipo de automóvel, mas quando se trata de um carro para a família, é ainda mais relevante analisar essa questão. Atualmente, as montadoras têm uma preocupação muito grande com a segurança, oferecendo um conjunto de itens focados nisso.
Assim, ao escolher o carro para sua família, tenha o cuidado de analisar, por exemplo:
- se o veículo tem uma boa nota em testes de colisão - essa informação pode ser facilmente encontrada na internet;
- se o carro vem equipado com freios ABS e controle eletrônico de frenagem (EBD);
- a quantidade e a posição dos airbags.
Orçamento
O mercado automotivo, como destacado, tem muitas opções de veículos que atendem bem às necessidades da maioria das famílias. Porém, os preços dos modelos podem variar bastante, a depender de fatores como: marca, motorização, itens de tecnologia e padrão do carro.
Sendo assim, a forma mais adequada de basear sua escolha é a partir das necessidades e possibilidades. Faça as contas para saber qual é o orçamento que você tem disponível para a compra do veículo. Além disso, considere os custos que terá que arcar após a compra, como seguro, IPVA, combustível e revisões.
Independentemente da sua escolha, é importante sempre considerar qual será a forma de aquisição do veículo, para que essa compra não prejudique sua organização financeira. Nesse sentido, os consórcios são uma ótima opção.
Como funciona o consórcio?
Por meio dos consórcios, a aquisição é realizada de maneira coletiva, em que um grupo de pessoas com objetivos em comum promovem um autofinanciamento.
Na prática, você paga parcelas mensais, que são somadas aos pagamentos dos outros integrantes do grupo para formar um fundo comum e possibilitar as contemplações nas assembleias. Esse processo se dá tanto por sorteio quanto por lances.
Quem é contemplado recebe a carta de crédito, que permite a aquisição do bem desejado. Até o final do consórcio, todos que honrarem os pagamentos recebem suas cartas de crédito.
A propósito, os consórcios trazem uma série de vantagens. Entre as principais está o fato de não precisar dar um valor de entrada.
Em paralelo, destaca-se a segurança dessa forma de compra programada, que assegura a todos os participantes em dia com as parcelas a possibilidade de comprar o que está nos seus planos, com a ausência da cobrança de juros.
É importante lembrar que, no consórcio, existe apenas a taxa de administração que geralmente tem um valor mais acessível se comparada a outros modelos de aquisição parcelada.
Ou seja, os consórcios são uma excelente alternativa para quem quer comprar um carro com porta-malas grande, seja qual for o modelo. Conheça as principais vantagens desse investimento!