Comprar uma carta de crédito contemplada é uma boa decisão, desde que analisada com cuidado. Conheça os riscos e benefícios desse recurso!

Benefícios

Acesso ao crédito imediato

Com a carta de crédito em mãos, você garante o valor necessário para adquirir o bem desejado, entra em um grupo de consórcio já em andamento e não precisa esperar a contemplação. Basta continuar pagando as cotas mensais.

Não incide juros

Esse documento valioso amplia o poder de negociação, principalmente para quem pretende fazer pagamento à vista. Além disso, não há incidência de juros ao consorciado contemplado, apenas a taxa de administração do consórcio, diferentemente de outros tipos de crédito.

Mais agilidade

Com a carta de crédito contemplada, não é preciso aguardar meses ou anos para chegar ao objetivo. Além disso, o valor de mercado já sai atualizado de modo a favorecer seu poder de compra.

Riscos

Cair em golpes

Pode ser que o consórcio simplesmente não exista. Após o pagamento, o estelionatário some e a vítima fica no prejuízo. Procure uma administradora renomada e credenciada para evitar problemas.

Mudança de titularidade

A efetivação da compra de uma carta contemplada depende de autorização prévia. É importante prestar atenção nisso, pois a decisão de aprovar a mudança do titular responsável pela cota é exclusiva da administradora.

Custos envolvidos

Analise com cuidado os valores embutidos na transação e as parcelas cobradas pelo consórcio. A carta contemplada deve ter o custo do que já foi pago até o momento. Considere tais detalhes para fazer um bom negócio.

Regras de uso do valor

Confira as normas do consórcio para entender como a carta pode ser usada. Se você pretende comprar um veículo ou implemento (agrícola ou rodoviário), tenha a certeza de que esse documento é específico para tal finalidade.

Afinal vale a pena comprar uma carta de consórcio contemplada? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de novidades sobre consórcios e finanças!