Carta de crédito: saiba como usá-la da melhor forma em 6 passos
Ao ser contemplado, o consorciado recebe a carta de crédito para adquirir o bem desejado. Veja 6 passos para usá-la com inteligência!
1. Espere o momento certo para utilizar
Você não precisa usar a carta de crédito tão logo foi contemplado. É possível segurar a compra até a última contemplação do grupo. Enquanto espera por uma oportunidade, o seu dinheiro ficará rendendo.
2. Escolha o bem a ser adquirido com cuidado
Com a carta de crédito, o contemplado pode adquirir o bem que desejar, desde que ele esteja dentro da categoria prevista no contrato com a administradora.
3. Considere complementar os valores
Não restrinja sua escolha ao valor total da carta de crédito. Se surgir uma oportunidade, considere complementar com recursos próprios e aumentar o poder de compra.
4. Faça negociações com o vendedor
Apesar do trâmite da compra ser feito pela administradora do consórcio, quem efetivamente negocia com os vendedores é o cliente contemplado. Aproveite o valor à vista para negociar descontos!
5. Passe informações sobre o bem para a administradora
Depois que tudo isso estiver definido, o consorciado deve contatar a administradora para repassar todas as informações relativas à aquisição do bem desejado. É necessário, por exemplo, informar as condições dele, o valor, a localização e entre outros.
6. Avalie a possibilidade de sacar o valor
Se no momento da contemplação surgir uma surpresa ou prioridade financeira, avalie as regras da administradora para sacar o valor líquido e recebê-lo em sua conta.
Restou alguma dúvida? Acesse também nosso artigo sobre como funciona a carta de crédito e como utilizá-la da melhor forma!