Como conquistar o sonho da casa própria sem juntar dinheiro? Embora pareça improvável, a boa notícia é que é, sim, possível.
Existem opções para todos os bolsos e, com o planejamento correto, você adquire um imóvel do jeito que sempre quis. Entre as possibilidades, existem três que são mais populares: empréstimo, financiamento e consórcio.
Antes de falar sobre cada uma, é importante levar alguns detalhes em consideração.
O primeiro é como se planejar para comprar uma casa e detalhar o perfil de imóvel que cabe no seu orçamento. Você também deve ter atenção antes de assinar o contrato e checar minuciosamente as condições do imóvel que quer adquirir.
Essas dicas são valiosas e ajudam a evitar erros ao comprar um imóvel.
Quer entender melhor as opções e descobrir como escolher a forma de comprar uma casa?
Continue a leitura!
Formas de comprar uma casa
As principais formas de comprar uma casa são: empréstimo, financiamento e consórcio. Entenda mais sobre cada uma a seguir!
Empréstimo
O empréstimo é um dos caminhos para entender como conquistar o sonho da casa própria quando se tem pouco dinheiro e precisa pagar contas fora do previsto.
Este recurso também pode ser uma alternativa para quem quer sair de vez do aluguel. O acesso ao crédito costuma ser facilitado, mas a maioria das instituições financeiras exige uma análise de crédito do solicitante.
Como funciona
O acesso ao empréstimo é simplificado, mas há um preço: os juros são altos devido ao risco maior ao qual o credor se expõe.
A modalidade costuma ser mais indicada para valores menores, como a compra de móveis e eletrodomésticos.
Vantagens
As vantagens do empréstimo estão na facilidade de acesso ao crédito. Muitas instituições oferecem condições negociáveis, e permitem que mais pessoas realizem seus objetivos, como conquistar o sonho da casa própria.
Desvantagens
A principal desvantagem é que as altas taxas de juros podem aumentar significativamente o valor da dívida, além da burocracia envolvida no período de análise.
Financiamento
O financiamento é outra forma de comprar uma casa voltada para a aquisição de um bem específico, como um imóvel. É indicado para quem precisa de um montante maior e um prazo de pagamento mais extenso.
Como funciona
No financiamento, o banco paga o vendedor e o comprador se compromete a ressarcir a instituição conforme prazos e taxas contratadas. A análise de crédito é mais detalhada, e o banco pode tomar o bem financiado caso o pagamento não ocorra corretamente.
Vantagens
O financiamento é vantajoso porque permite o uso do item financiado de imediato, além de possibilitar o uso do FGTS para quitar parte do saldo devedor.
Desvantagens
A necessidade de pagar entrada e abrir uma conta na instituição financeira pode gerar mais burocracia. Além disso, há a vinculação ao banco — o que, muitas vezes, não é de desejo do interessado.
Consórcio
O consórcio ajuda a entender como conquistar o sonho da casa própria, afinal, serve para pessoas com orçamentos variados e é mais simples do que muitos acreditam.
Como funciona
No consórcio, um grupo de pessoas se reúne e paga mensalmente uma quantia que forma um fundo comum.
Esse fundo é gerido por uma administradora, que realiza assembleias mensais para sorteios, contemplando um ou mais participantes com uma carta de crédito.
A carta de crédito serve para a compra do imóvel, e dá ao consorciado o poder de barganhar como se comprasse à vista.
Além do sorteio, há a possibilidade de antecipar o acesso ao crédito oferecendo lances. Os lances funcionam como uma espécie de leilão: quem oferece os maiores lances na assembleia (normalmente parte do saldo devedor) pode ser contemplado antes dos outros.
Isso é especialmente útil para quem tem uma certa quantia guardada e deseja acelerar a aquisição do imóvel.
Vantagens
O consórcio oferece várias vantagens que o tornam uma opção atrativa para quem quer conquistar o sonho da casa própria.
Uma das principais é a ausência de juros, o que torna o custo total do consórcio mais baixo em comparação com financiamentos tradicionais. Em vez disso, há apenas uma taxa de administração.
Outra vantagem é a possibilidade de usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para complementar o valor da carta de crédito.
A medida permite adquirir um imóvel de valor elevado ou quitar parte das parcelas, o que facilita o acesso à casa própria sem a necessidade de uma entrada.
Desvantagens
A principal desvantagem é a espera pela contemplação, quando não há a possibilidade de dar lances no leilão.
Como se planejar para comprar uma casa
Ter um bom planejamento é fundamental para você que quer aprender como conquistar o sonho da casa própria.
Organize suas finanças e defina quanto pode gastar sem comprometer seu orçamento. Para isso, faça um levantamento detalhado das suas receitas e despesas mensais para identificar quanto pode poupar regularmente.
Este planejamento ajuda a definir o valor máximo do imóvel que você pode adquirir e a modalidade de compra mais adequada para você.
Como escolher a forma de comprar uma casa
Escolher a melhor forma de aquisição depende de vários fatores, inclusive seu perfil financeiro e necessidades pessoais.
Para os que preferem uma abordagem mais planejada e podem esperar, o consórcio oferece flexibilidade e menos custos com juros.
Antes de decidir, coloque tudo no papel. Defina o prazo e os objetivos, e escolha a forma de comprar uma casa que melhor se encaixa em suas expectativas.
Se após a leitura deste artigo, você concluir que o consórcio é o melhor caminho para conquistar o sonho da casa própria, entre em contato conosco agora mesmo ou faça uma simulação no nosso site!
Não perca tempo; sua nova casa está muito mais perto do que você imagina!