Como elaborar um calendário financeiro

Os calendários financeiros são muito importantes para pessoas que precisam organizar os seus recursos financeiros. Eles são um recurso essencial para que os profissionais consigam administrar as suas finanças de forma eficiente, mas que sentem dificuldade de fazer isso sem uma orientação específica. Essa ferramenta pode ser a solução para os seus problemas.

Com um calendário financeiro, você terá acesso a recursos que permitirão o monitoramento de todas as despesas mensais, rendimentos e contas a pagar em cada período. A ferramenta evita atraso no pagamento de faturas e ajuda quem precisa se livrar das dívidas, por exemplo. Esses calendários são essenciais, já que nossas escolas não ensinam a educação financeira.

Gostaria de descobrir para que serve o calendário financeiro e como ele funciona na prática? Acompanhe a leitura!

O que é o calendário financeiro?

Como você pode ver, um calendário financeiro é uma solução eficaz que possibilita o registro de informações atualizadas sobre as finanças que utiliza em sua rotina. Nele você poderá fazer o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro, contas pagas e débitos pendentes. A partir disso, será mais fácil planejar novos investimentos.

O calendário pode conter todos os eventos futuros e previsíveis que vão gerar despesas, como parcelamentos, uso de cartão de crédito e outras dívidas pessoais. O recurso contém o apontamento das datas e outros dados relevantes que podem ser utilizados para criar um planejamento financeiro que ofereça bons retornos dos seus investimentos.

Portanto, trata-se de uma ferramenta estratégica que está acessível a todos que não querem ver suas faturas vencidas sem ter dinheiro para efetuar os pagamentos. Ela evita que a vida financeira do seu usuário fique complicada e traga prejuízos à sua imagem, promovendo uma visão mais ampla e precisa sobre a realidade dos negócios.

Para que serve o calendário financeiro?

Um calendário financeiro tem muitas utilidades. A ferramenta mostra de forma detalhada as oportunidades de economizar recursos financeiros e aumentar os seus ganhos. Com o auxílio desse recurso, fica muito fácil planejar os próximos passos para aumentar a sua renda, entender as suas despesas essenciais e tomar decisões mais acertadas que não comprometam as finanças.

Desse modo, o calendário financeiro é muito importante para as pessoas que buscam a sua independência financeira. A sua criação traz uma série de vantagens e ajudará você a realizar os sonhos que parecem impossíveis em curto prazo. Esse recurso o ajudará a tirar os seus projetos do papel e a transformá-los em realidade.

Por meio do calendário financeiro, você conseguirá elaborar um plano para poupar dinheiro e investir em consórcios, por exemplo. Terá a possibilidade de manter os seus compromissos em dia e ainda poderá participar de um grupo de consorciados para comprar a casa ou o carro próprio, ou para construir um patrimônio sólido e viver de aluguéis.

Como funciona um calendário financeiro?

O calendário financeiro é bastante simples, pode ser montado e colocado em um local visível para evitar erros. O recurso vai funcionar se você se acostumar a consultá-lo frequentemente para compreender os compromissos financeiros, eliminar despesas e proteger os ganhos. Visualize os débitos mais próximos e se organize para quitá-los o mais breve possível.

Como elaborar um calendário financeiro?

A ferramenta pode funcionar para a definição de novas metas financeiras já que mostra todas as contas a serem pagas e as chances de diminuir gastos. Por esta razão, é indispensável aprender a elaborar o seu próprio calendário financeiro, de um jeito que você consiga compreender os dados a serem inseridos. Veja a seguir as nossas dicas!

Definição de um método

Defina um método para a criação do calendário financeiro, já que existem diversas maneiras para organizar as informações e manter cada uma delas atualizadas. Você pode escolher uma planilha, um planner ou até um aplicativo de controle financeiro. Considere qual recurso é o mais adequado para a sua situação ou que tem mais afinidade para manipular.

A metodologia deve ser a mais confortável para o seu perfil para que você se sinta motivado a fazer uso dela. Essa escolha o ajudará a trabalhar com mais acerto e a permitir que a ferramenta continue fazendo parte do seu cotidiano. Alguns preferem utilizar agendas, outros os recursos do Excel e há quem utilize soluções mais elaboradas.

Escolha o que registrar no calendário

O próximo passo é decidir quais dados serão colocados no calendário financeiro escolhido. O recurso é personalizado e as informações variam conforme a renda e as dívidas de cada um. Entretanto, há detalhes que não podem ser ignorados, como todas as contas a pagar, os rendimentos mensais, os débitos, as metas para economizar dinheiro e os objetivos financeiros.

Distribua todos os dados no calendário financeiro e procure diferenciar os rendimentos das despesas com cores diferentes. Isso facilitará a visualização de informações sobre viagens, reuniões agendadas com antecedência, eventos familiares, aquisições, financiamentos, entre outros. Além disso, você pode incluir nesse recurso a prestação do seu consórcio, aplicações financeiras e outros tipos de investimentos que geram lucros.

Aposte no melhor design

Uma boa maneira de utilizar o calendário financeiro é escolher um bom design que favoreça a compreensão dos dados. Utilize elementos e ferramentas visuais para ter mais facilidade ao utilizar o recurso e separar as categorias com as suas cores preferidas. Essas ações são primordiais para saber a quantia integral da sua renda e das suas contas em aberto.

Use a tecnologia

Coloque o calendário onde ele tenha boa visibilidade e faça uso dos recursos tecnológicos para ter uma organização eficaz. Inclua alarmes no seu smartphone para receber avisos sempre que for necessário pagar as suas faturas mensais. Isso o ajudará a construir bons relacionamentos e a ter um bom histórico financeiro.

Tenha disciplina

A organização das finanças requer determinação e disciplina por parte de quem usa um calendário financeiro. Inicie o seu planejamento definindo as suas prioridades, ou seja, o que for indispensável para manter o seu padrão de vida. Elabore um orçamento mensal e separe um montante fixo para os gastos mensais. Trabalhe para criar uma reserva de emergência.

Enfim, essas são as dicas para organizar um calendário financeiro e planejar o pagamento de um consórcio! Esse é um dos melhores tipos de investimentos que você pode fazer, sem entrada, com planejamento e economia você conquista o seu bem de forma parcelada. Basta dar início às suas estratégias para atingir o patamar desejado.

Quer continuar aprendendo? Continue lendo e confira as 7 dicas de planejamento financeiro para iniciantes!