Saber como fazer uma horta vertical é uma opção interessante para quem gosta de lidar com a terra e cultivar suas próprias plantas.
Muitos acreditam que precisam ter um quintal com solo para fazer suas plantações, mas existem outras opções para quem não tem esse espaço. É isso mesmo: você pode plantar hortaliças, verduras e legumes em uma parede do apartamento.
Essa alternativa é semelhante ao cultivo horizontal, ou seja, no solo. Você apenas precisará de uma estrutura para fixar os vasos perpendiculares ao chão e, a partir disso, poderá plantar vários tipos de vegetais.
A vantagem dessa possibilidade é ocupar menos espaço, sem deixar de contribuir com o meio ambiente e inspirar hábitos saudáveis.
Ficou interessado por essa variação de jardinagem? Confira, nesta leitura, o passo a passo de como fazer uma horta no apartamento, o que plantar, os benefícios e muito mais.
O que é horta vertical?
Também conhecida como horta suspensa, o objetivo dessa técnica é realizar o plantio verticalmente para aproveitar as paredes de diversos ambientes, desde que recebam luz, pelo menos, em um momento do dia. Normalmente, o método é adotado onde há pouco espaço disponível para manutenção e cultivo de hortas convencionais.
Benefícios de uma horta vertical
As principais vantagens de saber como fazer uma horta vertical são:
- novo hobby: mexer com a terra pode ser algo extremamente relaxante, além de fazer uso do seu tempo de uma maneira diferente. Mais do que isso, é um momento de praticar a paciência e segurar a ansiedade, pois você deverá entender e respeitar o tempo de cada planta;
- ideal para pouco espaço: esse é um dos principais motivos para se ter uma horta suspensa, especialmente nos apartamentos. Assim, você não precisa deixar de lado o sonho de ter um jardim só porque o espaço é limitado;
- decoração: não podemos negar que um dos grandes pontos positivos dessa técnica é a beleza que traz para o ambiente. As plantas em apartamentos já compõem um toque especial, mas o fato de serem verticais e suspensas, trazem um charme ainda maior;
- produzir seu alimento: já pensou em poder temperar sua comida com temperos da própria horta? Ou, quem sabe, até cultivar frutos e verduras? Além de ter produtos frescos, sem dúvidas, isso trará um melhor gostinho para suas refeições.
Agora que você já sabe o que é e os benefícios, vamos partir para a ação: como fazer uma horta vertical no apartamento? Confira as sete dicas a seguir!
Como fazer uma horta vertical? 7 dicas
Para fazer uma horta vertical, seja no apartamento ou em casa, você deve: fazer um planejamento, escolher o melhor local, analisar o tamanho dos vasos, definir os materiais, montar a estruturar, preparar a terra e, ainda, escolher o que será cultivado.
Quer saber mais sobre cada um desses pontos? Veja a seguir.
1. Faça seu planejamento
Para que sua horta vertical tenha sucesso, bem como as plantas tenham longevidade, é vital planejar onde será feito o cultivo. Afinal, cada tipo de vegetação tem uma necessidade diferente e, como algumas pessoas experientes dizem, a planta tem que gostar do local. Por isso, não adianta montar a horta vertical em qualquer espaço.
Nesse sentido, é ideal ter um ambiente dedicado ao cultivo e de acordo com a decoração, para evitar mudar de lugar frequentemente as plantas. Sendo assim, considere o tamanho da sua sacada ou outro ambiente do apartamento.
Você pode cultivar a mini-horta ou o jardim vertical suspendendo os vasos direto na parede, em estruturas de madeira, treliças de metal ou apoiar em escadas e demais suportes para essa finalidade. O mais importante é criar uma paisagem agradável tanto para quem vê quanto para as plantações crescerem saudáveis.
2. Escolha o melhor local
Cada tipo de plantação tem suas particularidades, mas, de modo geral, os vegetais precisam de locais bem arejados. Algumas plantas precisam receber luz solar direta, entre 2 a 6 horas por dia. No entanto, outras se adaptam bem em lugares com luminosidade do sol indireta. Com isso em mente, é interessante escolher um local que tenha essa luz natural.
Além disso, prefira plantar no ambiente próximo a janelas para ter boa ventilação e que receba os raios de sol diariamente, não importando se é da manhã ou da tarde. Inclusive, lembre-se de que as plantas são seres vivos e precisam respirar. Logo, respeite um espaço de, pelo menos, 5 centímetros entre um vaso e outro e da parede, de modo que não fiquem sufocadas.
3. Analise o tipo e tamanho de vaso
Como a planta não estará diretamente no solo, é importante ter um vaso que comporte bem o tamanho da sua raiz, para evitar que fique muito apertada e atrapalhe o crescimento.
O tipo de vaso utilizado não é o mais relevante, sendo que são aceitos cerâmica, barro, plástico e materiais reutilizáveis. Nos formatos, você pode optar pelos vasos redondos, bacia, meia lua, arandela e outros.
Em todo caso, o fundamental é ter pelo menos um furo no fundo para escoar a água depois da rega e evitar o apodrecimento da raiz.
Em paralelo, é ideal fazer uma camada dentro do vaso com pedras de argila e cobrir com uma manta ou tecido antes de colocar a terra, pois isso facilita a drenagem e previne a perda da terra na saída da água.
4. Defina os materiais necessários
Aqui é o momento de usar a criatividade. Após considerar os tópicos anteriores, deve-se escolher os materiais para abrigar a horta vertical no apartamento. Existem plantações que ficam muito bem cultivadas em caixinhas de leite, por exemplo. Logo, o tipo de material não é o que vai determinar o sucesso da sua horta, ok?
Ao definir os materiais, considere a decoração ao redor do ambiente e a intenção com o plantio. Para ter um aspecto mais rústico, pode-se utilizar madeira e cerâmica natural. Nos projetos mais sustentáveis, garrafas PET, latas e outros materiais reutilizáveis são bem-vindos.
Ideias para montar a horta não faltam, então, use a imaginação e procure inspirações.
5. Monte a estrutura
A montagem da estrutura da horta também deve respeitar a harmonização do ambiente em volta e, principalmente, considerar a distância da parede para a planta não absorver o calor da construção e ter bastante ventilação. Você pode fixar os vasos em um painel de paletes de madeira ou ferro.
Em alguns projetos de horta vertical em apartamento, são utilizadas prateleiras fixas na parede ou grade da sacada para colocar os vasos dentro. Também há a alternativa de utilizar escadas com inclinação de 30 graus, em média, para apoiar os vasos.
Para montar a estrutura, use a criatividade, sempre escolhendo o local mais arejado e iluminado.
Bônus: como fazer uma horta vertical autoirrigável?
Já se perguntou se é possível fazer uma horta vertical autoirrigável? A verdade é que os vasos autoirrigáveis são excelentes opções para os apartamentos, pois ajudam a evitar sujeiras em superfícies e vazamentos. Em especial, permitem que você fique mais tranquilo em relação aos cuidados com as plantas.
Se você quiser optar por atitudes sustentáveis, pode-se reaproveitar materiais que virariam lixo e fazer sua hortinha autoirrigável com garrafas pet.
Para isso, você precisará de uma garrafa pet de 2 litros, barbante ou fio de lã e estilete. Siga o passo a passo:
- recorte cerca de 1/3 da parte de cima da garrafa;
- retire a tampa e faça um furo no centro dela;
- corte cerca de 10cm do barbante, dobre-o ao meio e passe a parte dobrada pelo furo da tampa;
- coloque o gargalo de cabeça para baixo, com a tampa para o fundo da garrafa;
- despeje a terra na parte de cima, com a semente ou muda de tempero;
- coloque água no fundo da garrafa e um pouco na terra.
Finalizado! O barbante puxa a água, irrigando a terra do vaso automaticamente. Basta ficar de olho para repor a água, quando necessário. Ele vai ficar assim:
Fonte: Momtastic
6. Prepare bem a terra
O cultivo de horta em vaso requer mais atenção, pois diferente de uma hortaliça cultivada direto no solo, ela pode sofrer com a falta de nutrientes. Em um mês, a planta pode absorver todo o nutriente da terra quando está no vaso. Por isso, o preparo é tão fundamental quanto se preocupar com o ambiente, a rega e a luz solar.
Para compensar a nutrição limitada e garantir uma terra produtiva, adube o vaso periodicamente, a cada 15 dias ou um mês. Prefira sempre a adubagem orgânica em vez de fertilizantes industrializados. As alternativas mais promissoras para ter um cultivo saudável são utilizar esterco curtido, terra vegetal ou húmus de minhoca.
7. Defina o que será cultivado
O que plantar na horta vertical? Não são todas as plantas que se adaptam a esse ambiente, pois o espaço é reduzido.
E, para que o cultivo seja saudável, analise as características do seu apartamento. Caso tenha pouca luz solar na sacada e nas janelas, vale considerar plantas que aceitam essa condição.
Algumas opções que vão bem em hortas verticais, são:
- alface;
- couve;
- espinafre;
- tomate cereja;
- morango;
- amora;
- manjericão;
- alecrim;
- orégano;
- cebolinha;
- hortelã;
- e afins.
Como cuidar da horta vertical?
Para que sua horta vertical no apartamento dê certo, é primordial ter cuidado com as plantas e mudas de temperos especial. Algumas precisam receber água todos os dias, enquanto outras são mais resistentes e não requerem tanto líquido. Existem, ainda, as mais suscetíveis a doenças causadas por fungos e insetos, que demandam fertilizantes e podas assíduas.
Antes de montar a horta vertical no apartamento, pesquise muito bem o perfil da vegetação, pois é relevante que os cuidados estejam alinhados à sua rotina. Caso você não tenha tanto tempo para se dedicar, prefira as plantas mais resistentes, assim, você garante uma plantação com mais longevidade na sua residência.
Gostou desta leitura? Então, aproveite para ler nosso outro artigo que responde uma dúvida importante: vale a pena ter um apartamento com varanda gourmet?