Para a maioria das famílias, presentear o filho com seu primeiro carro é um momento especial, que marca a maioridade, o ingresso na universidade ou outra situação importante na vida do jovem. Essa é uma conquista tanto para o filho, que terá um bem muito útil, quanto para os pais, que puderam proporcionar essa alegria.

Mas como descobrir qual é o momento ideal para dar o passo de comprar um carro para o filho? Para ajudá-lo nessa tarefa, nós preparamos este guia. Continue a leitura e confira!

Senso de responsabilidade

Para ter o próprio carro, o jovem precisa ser responsável. Isso inclui vários aspectos, tais como:

  • dirigir com cautela, evitando colocar a si mesmo e as outras pessoas em situações de risco;
  • dar a devida manutenção ao carro quando for necessário, para que ele não acabe sendo perigoso por mau funcionamento;
  • fazer bom uso do veículo, evitando manobras e atitudes que causem desgaste no motor, freios e outros componentes;
  • manter o carro limpo, organizado e abastecido, para que ele não pare de maneira inesperada.

Além de conversar bastante com o seu filho, explicando técnicas de direção segura e maneiras de evitar problemas no veículo, é preciso saber na prática se ele é capaz de ter esses cuidados.

Planejamento financeiro

Se seu filho tem fonte de renda própria, é preciso entender se ele terá condições financeiras para arcar com os gastos do carro. Nesse momento, é importante frisar que ele deverá pagar pelo combustível, seguro, IPVA, revisões, bem como consertos e trocas de óleo, pneus e peças.

Caso os gastos com o carro não sejam pagos pelo filho, é muito importante avaliar como essas despesas entrarão no orçamento familiar. Isso deve ser feito antes mesmo de apresentar para o jovem a hipótese de darem esse presente a ele.

Necessidade ou status

Os adolescentes, principalmente os meninos, muitas vezes consideram que um carro é um sinal de status, algo para ser exibido aos amigos. É preciso que, desde antes de seu filho ter idade para dirigir, você explique que o automóvel não deve ser visto dessa forma, e sim como uma comodidade muito útil.

Por exemplo, o carro é uma necessidade para jovens que estudam no período da noite, principalmente as meninas, que podem se sentir mais seguras voltando para casa dessa forma. Também é muito útil quando a faculdade fica muito longe ou o trajeto via transporte público é mais demorado do que deveria.

Além disso, o carro é válido quando o jovem volta muito tarde para casa aos fins de semana, o que ajuda a diminuir a preocupação dos pais. É preciso explicar todos esses aspectos a seu filho desde cedo, para que ele entenda a necessidade de preservar um bem que serve para facilitar sua vida.

Opções de compra

Nem todas as famílias têm condições de comprar um carro à vista, e muitas vezes o financiamento pesa demais no orçamento. Por isso, uma excelente opção é o consórcio, que não cobra juros.

Os pais podem começar a pagar um consórcio antes mesmo de o filho estar habilitado a dirigir. Dessa maneira, o veículo já estará quitado quando puder ser utilizado. Outra possibilidade é, na hora de trocar de carro, deixar o veículo mais antigo para o jovem.

Melhores modelos

O primeiro carro deve ser voltado para funcionalidade e bom custo-benefício. Por isso, os melhores modelos para presentear a seu filho são os carros populares ou os que tenham sido fabricados há mais de 5 anos.

Isso porque, para carros que saíram de fábrica há pouco tempo, os valores do seguro e do IPVA costumam ser bem altos. Já carros muito velhos perdem rendimento e precisam de manutenção com mais frequência. Além disso, é ainda mais difícil encontrar as peças de reposição desses modelos.

Antes de escolher o carro, pesquise qual será o valor do seguro. Muitas vezes, modelos populares têm um seguro surpreendentemente caro, por serem alvos preferenciais de ladrões.

Confira, a seguir, alguns modelos que fazem sucesso entre as pessoas jovens, segundo o Jornal do Consórcio e o UOL.

Novo Uno

O Novo Uno é um carro com ótimo custo-benefício. Além disso, é confortável por dentro e tem uma boa estética. É um veículo barato, mesmo quando comprado zero.

Celta

O Celta é um carro que tem bom preço. Sua principal vantagem é ser bastante compacto, o que significa que é fácil de estacionar e não apresenta muitos gastos com combustível.

Gol

Esse é um dos carros mais vendido do Brasil há mais de 2 décadas. É considerado um veículo confiável e tem ficado mais bonito a cada remodelação.

Onix

Apesar de não ser tão barato quando comprado novo, é uma opção com um ótimo custo-benefício para quem gosta de carros da Chevrolet.

HB20

Assim como o Onix, o HB20 é um bom carro para comprar de segunda mão. Além disso, é muito acessível.

Sandero

Esse é o Renault mais vendido entre os jovens. Além de ter um preço interessante e bons recursos tecnológicos, destaca-se pelo espaço interno, ideal para viagens com amigos.

Antes de comprar um carro para o seu filho, converse bastante com ele, para conscientizá-lo sobre o uso do veículo e discutir o modelo que será comprado. É importante que a opção escolhida agrade tanto aos pais, que pagarão pelo automóvel, quanto ao filho, que o utilizará.

O ideal é que os pais determinem uma faixa de preço e seus critérios, como limite do valor do seguro, e deixem o jovem escolher entre as opções.

Se você gostou deste post, que tal ler mais sobre como escolher um carro econômico? Confira nosso post sobre o assunto!