Se você está querendo adquirir uma moto, precisa considerar o consórcio de motos. Essa modalidade de compra oferece diversas vantagens que podem facilitar a realização do seu sonho de ter uma moto nova.

Mas quais as vantagens do consórcio de motos? Como esse método funciona e qual a diferença entre consórcio e financiamento? É isso que veremos a seguir.

Como funciona um consórcio de motos?

Você sabia que um consórcio de motos possui basicamente as mesmas características de um consórcio de imóveis ou de veículos? Sim, na prática, o que muda é o item em questão.

Seja qual for o caso, pessoas são reunidas em um grupo com o objetivo de adquirir o que desejam, em um prazo previamente definido, com o auxílio de uma administradora para gerenciar as regras do consórcio.

Devido à facilidade de aquisição e à economia proporcionada, muitos indivíduos têm optado por essa forma de compra coletiva para adquirir a primeira moto ou trocar a que já possuem. Ao parcelar a compra, sem juros, os consorciados programam a aquisição e não prejudicam o orçamento mensal.

Antes de entendermos quais as vantagens do consórcio de motos, vamos entender a diferença desse método e financiamento.

Qual a diferença entre consórcio e financiamento?

A principal diferença entre consórcio e financiamento é a forma como os custos são estruturados e como o bem é adquirido.

O consórcio não tem juros, apenas uma taxa de administração. Isso resulta em um custo total menor, com parcelas fixas e previsíveis. O financiamento, por outro lado, inclui juros e taxas, geralmente resultando em um custo maior, além de ainda poder ter custos variáveis em razão dos juros cobrados.

Outra diferença é que o consórcio tem menos exigências iniciais, enquanto o financiamento precisa de análise de crédito e garantias.

Agora que você já sabe melhor como funciona um consórcio de motos, veja, na sequência, 7 vantagens de participar de um consórcio de motos.

7 vantagens do consórcio de motos

1. Planejamento da compra

A primeira entre as 7 vantagens do consórcio de motos é o planejamento de compra.

Adquirir um bem durável, como uma motocicleta, que aumentará o patrimônio e possivelmente será utilizada por muitos anos, requer uma boa dose de planejamento. Mesmo que as motos sejam geralmente mais baratas do que os carros, elas possuem um custo que tem certa relevância no orçamento pessoal ou familiar.

Ao participar de um grupo, o consorciado tem uma noção clara da duração do plano e das condições de sorteio e lance, podendo pagar as parcelas regularmente ou oferecer um lance para antecipar a contemplação.

Isso proporciona flexibilidade para agir conforme suas necessidades e também funciona como um mecanismo de poupança, evitando gastos desnecessários.

2. Economia na aquisição

Independentemente dos cuidados tomados com o bem, os veículos em geral sofrem com a depreciação dos preços. Basta você sair da concessionária com um carro ou uma moto zero-quilômetro que eles vão diminuir de valor.

Imagine, agora, comprar uma motocicleta por meio de financiamento e ter que pagar, em muitos casos, duas ou três vezes mais do que o preço original, só por causa dos juros embutidos. Tal acréscimo, devido a uma dívida financeira, somado à depreciação natural do veículo, resultaria em uma perda significativa para o comprador em médio e longo prazo.

Pelo contrário, a aquisição por meio do consórcio de motos não possui juros, somente a taxa de administração da empresa responsável por gerenciar o grupo e assegurar que as entregas dos veículos serão feitas.

3. Comodidade do consórcio de motos

A terceira das vantagens do consórcio de motos é a comodidade. Se você já precisou fazer um financiamento, deve recordar que há uma rigorosa análise de documentos até conseguir a aprovação do recurso para, finalmente, haver a liberação do bem, não é mesmo?

O consórcio de motos, por sua vez, não tem toda essa burocracia. Como os próprios integrantes do grupo vão se autofinanciar, eles devem pagar as respectivas parcelas do plano e, assim, a cada mês haverá um número específico de contemplados.

Embora o consorciado não receba a moto de imediato, ele tem a garantia de obtê-la até o fim do plano, graças à gestão da administradora. O consorciado também pode juntar dinheiro e oferecer um lance para antecipar a contemplação, permitindo que cada participante gerencie o consórcio conforme sua conveniência.

4. Segurança financeira para o comprador

Como muitas pessoas têm dificuldade para guardar uma parte das receitas todos os meses, algumas encaram o consórcio de motos como uma “poupança forçada”. Afinal, é necessário ter o compromisso de pagar uma parcela mensalmente em troca do benefício de receber uma carta de crédito no valor do bem desejado.

Nesse aspecto, é importante aderir a um consórcio de uma administradora consolidada no mercado e que tenha aprovação do Banco Central do Brasil (BACEN) para atuar. Só assim o consorciado terá a certeza de que será contemplado e de que poderá usufruir do valor poupado.

5. Prazos maiores para pagamento

Uma das grandes vantagens do consórcio de motos é o fato de o comprador poder escolher o tempo mais apropriado para a aquisição do veículo. O consorciado pode optar pelo plano que mais se adéqua à própria realidade financeira.

Além disso, a definição da duração do plano está associada ao valor da parcela, o que também assegura a flexibilidade necessária para se gerenciar as finanças domésticas sem a pressão de um financiamento tradicional.

6. Compra da moto à vista

Uma das grandes vantagens do consórcio de motos é a possibilidade de adquirir o veículo à vista quando o consorciado é contemplado. Isso acontece porque, ao ser contemplado, o indivíduo recebe uma carta de crédito no valor estipulado no plano de consórcio.

Com essa carta de crédito, é possível ir diretamente ao vendedor e negociar a compra da moto como se estivesse pagando à vista. Ou seja, o valor pode ficar mais em conta.

7. Percentual do crédito para despesas

A aquisição por meio do consórcio permite cobrir despesas associadas ao bem ou serviço (como tributos, registros cartoriais, seguro, entre outros) utilizando até 10% do valor total da sua carta de crédito.

Leia também: 10 passos para utilizar a carta de crédito do seu consórcio

Como você pode perceber, a compra de uma motocicleta por meio de um consórcio oferece muitas vantagens para o consumidor, que une forças com outras pessoas interessadas pelo mesmo veículo e, assim, potencializa os benefícios dessa modalidade.

Assim, no final das contas, a moto sai por um preço mais barato do que outras formas de compra e você ainda pode usar o dinheiro que sobra para outras finalidades.

Agora vamos entender como fazer um consórcio de motos!

Como fazer um consórcio de motos?

Para fazer um consórcio de motos, primeiro pesquise e escolha uma administradora confiável, autorizada pelo Banco Central, comparando taxas, parcelas e prazos.

Opte por um plano com o valor da carta de crédito e prazo de pagamento que se adéquem ao seu orçamento.

Pague as parcelas mensalmente de forma pontual e participe ou acompanhe as assembleias mensais, nas quais são realizados sorteios e lances para a contemplação. Se desejar antecipar a contemplação, ofereça lances conforme as regras do consórcio. Quando contemplado, seja por sorteio ou lance, utilize a carta de crédito para comprar a moto.

Depois, continue pagando as parcelas até o final do prazo, mesmo após ser contemplado.

Agora que você sabe das vantagens do consórcio de motos, quer descobrir como você pode adquirir aquele bem tão sonhado? Baixe, então, gratuitamente, o e-book "Guia completo de aquisição via consórcio de motos" e veja como pode concretizar seu desejo!