As pessoas precisam aproveitar a juventude, e esse é um fato inegável. Entretanto, também é bom pensar no futuro, afinal, a idade chega para todos um dia. Por esse motivo, vale a pena conferir quais são as vantagens do consórcio para jovens e entender como esse tipo de investimento ajuda a alcançar os objetivos.
Na prática, um consórcio é uma maneira de conseguir recursos para adquirir um bem de alto valor sem precisar financiar ou pedir um empréstimo.
Quer aprender como usar? Então, continue a leitura, pois nas próximas linhas explicamos como funciona o consórcio e quais são as vantagens desse investimento para os jovens!
O que é e como funciona o consórcio?
Um consórcio é um tipo de crédito no qual um grupo de pessoas se reúne para criar um fundo financeiro em comum. A modalidade funciona a partir do pagamento mensal de uma taxa, que vai para a reserva. Todos os meses ocorre uma assembleia, ocasião em que a administradora contempla um dos participantes com o valor integral.
Aqui, vale ressaltar dois pontos. Primeiro, mesmo após a contemplação, você continua a pagar as parcelas até o final do contrato, que varia conforme o valor total e a quantidade de membros do grupo.
Segundo, você pode ser contemplado de duas maneiras: por lance (quando oferece um valor a mais na parcela para receber primeiro) ou sorteio. Isso depende da sorte do seu nome sair no mês.
Agora que a definição ficou clara, aproveite para conferir por que o consórcio é uma opção acessível, especialmente para jovens!
Por que o consórcio é uma opção acessível?
O consórcio é uma opção de investimento acessível, principalmente para jovens, porque ajuda a alcançar um objetivo que depende de uma reserva financeira (como comprar um apartamento ou um carro). Isso porque você tem a possibilidade de receber o montante de que precisa de uma vez, sem precisar de empréstimos ou financiamentos.
Ao mesmo tempo, você não paga juros — apenas a correção na carta de crédito, que é o reajuste das parcelas para assegurar o poder de compra dos futuros consorciados.
Logo, você não precisa se preocupar em ter que arcar com um percentual a mais no fim do contrato. No próximo tópico, nos aprofundamos um pouco na lista de vantagens do consórcio para jovens. Não deixe de conferir!
Quais são as vantagens do consórcio para jovens?
As principais vantagens do consórcio para jovens envolvem: parcelas facilitadas, custos mais baixos para adquirir bens de alto valor, facilidade para alcançar seus objetivos, mais segurança e flexibilidade.
Veja mais detalhes logo abaixo!
1. Parcelas facilitadas
Criar um patrimônio de uma vez só, como em um passe de mágica, é praticamente impossível. Afinal, caso a pessoa não nasça rica (ou seja, ela não construiu nada, apenas herdou), ela precisa enfrentar os desafios financeiros para os jovens, como falta de disciplina com o dinheiro e a falta de planejamento.
Neste caso, o consórcio vem como um facilitador, já que oferece a possibilidade de construir patrimônio em médio e longo prazos por meio do pagamento de parcelas flexíveis. No consórcio, não existem juros, o que favorece ainda mais o jovem.
Esse é um diferencial em relação às parcelas de um financiamento: ao final, os juros costumam dificultar a construção de um patrimônio pelos jovens, principalmente aqueles que estão no começo da vida adulta.
2. Custos mais baixos para bens de grande valor
Outro ponto a favor do consórcio na vida dos jovens é o fato da modalidade oferecer bens de valor mais alto a custos menores.
Bens de grande valor são, especialmente: casas, apartamentos, terrenos — bens que, sem dúvida, constituem a base de todo patrimônio. Outros itens de valor muito alto podem ser alguns modelos de carro ou moto, caminhões, lanchas e até máquinas para abrir um negócio.
Um imóvel pode se tornar parte integrante do patrimônio de um jovem a custos bem mais baixos do que um financiamento ou uma compra à vista podem oferecer.
Atualmente, a compra de imóveis à vista é rara e acontece com mais frequência somente em uma parcela especial da sociedade: pessoas que adquirem residências de alto padrão. Para o restante da população, a solução é, em geral, o financiamento ou o consórcio.
Apesar de haver programas do governo para facilitar o acesso da população à moradia (SFH; SFI; Minha Casa, Minha Vida; programas para aposentados ou funcionários públicos), os custos de um financiamento nem sempre são compatíveis com a renda do brasileiro (considerando que existem outros compromissos financeiros).
3. Caminho mais rápido para aquisição do bem
Apesar de ser considerado um investimento de médio ou longo prazo, o consórcio ainda é o caminho mais rápido para um jovem construir seu patrimônio.
Considere, por exemplo, o tempo necessário para juntar certa quantia de dinheiro para comprar uma casa à vista — ele pode levar muitos anos e, durante esse período, o bem pode aumentar de valor.
Além disso, poupar em casa sempre requer uma disciplina rigorosa (o que, como falamos, é um dos desafios financeiros para os jovens). A verdade é que, muitas vezes, torna-se necessário mexer no dinheiro, o que aumenta o tempo de espera para a aquisição do bem.
O consórcio, por sua vez, é uma forma mais eficaz de conseguir um bem. Trata-se de um compromisso que o jovem assume, como uma poupança, mas com a diferença de que é bem mais seguro contra gastos.
O motivo é que ele não guarda o dinheiro em casa, mas o entrega a uma administradora que gerencia o capital e garante sua atualização. Isto é, a carta de crédito sofre reajustes para assegurar o poder de compra do consorciado.
Além disso, pode-se considerar uma contemplação antecipada por meio de sorteios e lances.
Um consórcio imobiliário pode durar até 15 anos, mas você pode se programar para um prazo menor. Já um consórcio de carros pode durar de 5 a 8 anos, sendo possível reduzir esse prazo a partir da oferta de lances maiores (aproveitando, inclusive, os lances embutidos) ou quando se é sorteado.
4. Segurança
Outra vantagem do consórcio para jovens é que este é um investimento seguro, regulado pelo Banco Central. O importante é apenas se certificar de que a administradora está credenciada para realizar o negócio (no próprio site do Banco Central existe a lista).
Com a desvalorização da caderneta de poupança, o consórcio tornou-se a forma mais segura de poupar e aumentar seu patrimônio. O dinheiro fica bem guardado durante todo o processo, passa por reajustes e, ao final, o consorciado recebe sua recompensa na forma do bem almejado.
Outro ponto a considerar é que, se você não fizer uso imediato da carta de crédito após ser contemplado, o dinheiro fica guardado em uma conta poupança (e recebe os rendimentos que ela oferece) até o momento do saque.
O fundo de reserva, que também é pago para suprir eventuais problemas, volta ao final do consórcio (parcial ou integralmente, caso não tenha sido utilizado).
Assim, o que acontece no consórcio é isso: o jovem poupa e recebe o dinheiro que poupou ao final de tudo, seja na forma de um bem, seja na forma de dinheiro (somente a taxa administrativa não é devolvida).
5. Flexibilidade
Uma coisa que os jovens, em geral, detestam é a rigorosidade. Com o consórcio não existe isso. Não há burocracia no momento da adesão. Durante o período de consórcio, ele pode até trocar de carta de crédito: caso sinta que as parcelas pesam demais em seu orçamento, pode optar por uma carta de crédito mais barata. Pode, até, vendê-la para outro consorciado ou pessoa interessada.
Depois de contemplado, ele pode escolher o bem que quiser dentro da categoria do grupo escolhido (imóvel ou veículo), optar por um modelo mais barato de carro ou mais caro (completando a diferença); ou, ainda, comprar outro tipo de veículo no lugar de um carro.
Da mesma forma, com o consórcio de imóvel: pode comprar casa, apartamento, terreno ou chácara, por exemplo, em qualquer local que achar conveniente.
Como a Racon pode ajudar a superar os desafios financeiros para os jovens?
E você, ficou interessado em aderir a um consórcio? Então, aproveite as modalidades disponíveis na Racon e alcance seus objetivos.
A empresa é uma administradora de consórcios com mais de 30 anos de experiência no ramo e que ajuda você a encontrar os melhores planos ou grupos de consórcios para ingressar com facilidade e segurança.
Entre em contato com um dos nossos consultores e veja qual a melhor opção para você!