Consórcio de caminhão: tudo que você precisa saber para adquirir um

Para quem deseja comprar ou trocar um caminhão, uma das dificuldades mais comuns é ter o capital para tamanho investimento. Afinal, como esses veículos costumam ter um alto valor no mercado, muitas pessoas acabam recorrendo a empréstimos bancários, os quais, geralmente, têm uma taxa de juros alta.

Quem conhece e é adepto do planejamento financeiro sabe que para comprar bens de alto valor a melhor opção é um investimento de baixo risco e sem juros, ou seja, um consórcio. Apesar de essa já ser uma modalidade bem conhecida no Brasil, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o seu funcionamento.

Pensando em solucionar esses questionamentos, reunimos algumas informações importantes sobre como funciona um consórcio de caminhão. Assim, você poderá analisá-las, verificar quais são as vantagens dessa modalidade de investimento e entender porque essa é a melhor opção para o seu caso!

O que é um consórcio?

O consórcio é um investimento para quem deseja comprar bens ou contratar algum tipo de serviço. Nele, várias pessoas se reúnem em grupos, a fim de atingir um objetivo em comum. Para isso, basta escolher uma das diferentes modalidades — casa, carro, caminhão, viagem etc. — e mensalmente, todos os participantes contribuem com um valor.

A cada mês, um ou mais consorciados podem ser contemplados com a carta de crédito, que corresponde à quantia necessária para a compra do seu bem. Essa contemplação é feita por meio de sorteio ou lances.

Os grupos de consórcio são mantidos e geridos por uma administradora. Ela é responsável por elaborar contratos, recolher as contribuições mensais, agendar e realizar as assembleias. Desse modo, pode-se dizer que, nesse tipo de investimento, você poupa dinheiro de forma segura, com o intuito de comprar um determinado bem, sem precisar pagar os juros que um financiamento cobraria.

Como funciona um consórcio de caminhão?

O consórcio para caminhão segue as mesmas regras acima mencionadas. Ou seja, várias pessoas, que têm o intuito de comprar um veículo pesado, se reúnem para, futuramente, serem contemplados.

No consórcio não existe a cobrança de juros. Todavia, vale ressaltar que existem algumas taxas a serem pagas, como a taxa de administração, que é a forma de remuneração da administradora pelo seu trabalho de gerenciamento dos grupos. Além dela existe o fundo de reserva e o seguro, que servem para garantir a saúde financeira do grupo, caso outras pessoas desejem sair ou apresentem problemas de inadimplência.

Geralmente, a administradora oferece alguns modelos de caminhões para que os consorciados escolham, mas eles são apenas referências para o valor da carta de crédito. Isso porque, no momento em que for contemplado, você poderá escolher qualquer modelo que desejar.

Quais são as vantagens de adquirir um caminhão dessa forma?

Como não há uma data definida para a contemplação, o consórcio é ideal para quem deseja poupar dinheiro aos poucos, sem comprometer o orçamento. Pensando nisso, confira como você pode ser ainda mais beneficiado por essa modalidade de investimento!

Flexibilidade

Contratando um consórcio, você tem a liberdade para decidir pelo preço do seu bem, o valor da parcela e o prazo para pagamento. Assim, tudo isso permite que o consorciado faça um bom planejamento financeiro, realizando escolhas que caibam no seu orçamento, sem correr o risco de ter problemas futuros com dívidas ou acúmulo de juros elevados.

Pagamento parcelado

Nesse investimento, o valor do bem é integralmente dividido pelo número de parcelas escolhidas no momento da contratação. Além disso, não é exigido o pagamento de entrada e, portanto, o consorciado não precisa arcar com um grande investimento inicial para contratar o consórcio.

Atualização do valor da carta de crédito

A carta de crédito sempre tem o seu valor atualizado, a fim de que o consorciado não perca o seu poder de compra em razão da inflação. Esses e outros critérios de atualização estão sempre descritos no contrato a ser assinado pelo investidor.

Alteração do valor da carta de crédito

Caso ainda não tenha sido contemplado, o consorciado poderá alterar o valor da carta de crédito — para menos ou para mais — durante o pagamento das parcelas. Isso é possível, pois é normal que existam mudanças nos planos pessoais, principalmente por esse ser um investimento de longo prazo. Como essas regras de alteração variam conforme a administradora, é sempre importante ler todas as condições contratuais antes de fechar o negócio.

Ausência de juros

Talvez o principal atrativo dos consórcios seja a ausência de juros. Afinal, o que existe é a taxa de administração que geralmente tem um valor mais acessível se comparado a outras formas de pagamento parcelado. Além disso, com sua carta de crédito você conta com os benefícios do pagamento à vista — como poder negociar o preço com os vendedores — enquanto, na verdade, está parcelando, sem pesar de uma só vez no seu bolso. Portanto, para os sonhos que precisam de um maior planejamento, o consórcio é uma das opções que mais valoriza o seu dinheiro.

O que levar em conta na hora de contratar uma empresa?

Antes de contratar um consórcio, pesquise muito sobre a reputação da empresa escolhida. Para isso, compare os preços, prazos e taxas cobradas. Lembre-se também de acessar o site do Banco Central e conferir se a administradora é autorizada a fornecer esses serviços.

Como o próprio BACEN fiscaliza e regula as atividades prestadas por essas instituições, a sua pequena pesquisa evita que você contrate um consórcio inexistente ou fraudulento. Além disso, o Banco Central também fornece um ranking das administradoras, posicionando-as conforme o número de reclamações solucionadas.

Sem dúvida, escolher um consórcio de caminhão é uma alternativa inteligente e vantajosa para quem deseja adquirir esse veículo de forma econômica e planejada. Se essa for a melhor opção para o seu caso, analise bem as propostas e garanta um bom investimento!

Está pensando em adquirir um consórcio de caminhão? Então acesse o nosso site e faça uma simulação da contratação agora mesmo!
cta-simule-seu-consorcio