Muitas pessoas que planejam comprar uma casa ou apartamento se perguntam por que fazer consórcio de imóveis e não um financiamento. Essa é uma dúvida bastante comum, todavia, o consórcio costuma representar uma oportunidade de adquirir o lar dos sonhos com economia e planejamento.
Mas, para tomar a melhor decisão, é importante entender todas as nuances da modalidade de compra. Afinal, existem vantagens do consórcio de imóveis que certamente combinam com o seu perfil financeiro.
A seguir, você entenderá em detalhes como funciona o consórcio de imóveis e todas as razões para considerar a modalidade. Boa leitura!
Como funciona o consórcio de imóveis?
O consórcio de imóveis funciona a partir da formação de um grupo de pessoas que compartilham o objetivo de adquirir uma propriedade. Cada membro contribui mensalmente com uma parcela para um fundo comum.
Periodicamente, ocorre a contemplação de um ou mais participantes, que recebem uma carta de crédito para a compra de um imóvel.
Na prática, a contemplação pode acontecer de duas formas: por sorteio ou por oferta de lances. No sorteio, todos os participantes têm a mesma chance, pois, como o nome sugere, depende da sorte. Já a oferta de lances consiste em antecipar o pagamento das parcelas, o que contribui para aumentar as chances de contemplação.
Com a carta de crédito em mãos, o participante tem a oportunidade de optar por um imóvel de menor valor e utilizar a diferença para quitar dívidas ou cobrir despesas adicionais. Ou, ainda, escolher um imóvel mais caro e complementar o valor necessário.
A versatilidade da carta de crédito, aliás, é um aspecto que demonstra por que fazer consórcio de imóveis é uma boa ideia. Além da aquisição do imóvel, o documento possibilita cobrir reformas, construção de casas e compra de terrenos.
Por fim, o participante ainda tem a possibilidade de usar até 10% do valor para quitar despesas com relação à compra, como registros e transferências.
Quais são as taxas do consórcio de imóveis?
Embora o consórcio seja popular pela ausência de juros, é importante saber que as administradoras cobram taxas para gerenciar o grupo.
Entre esses custos estão a taxa de administração e a contribuição para o fundo de reserva, que garante o funcionamento do grupo e cobre eventuais inadimplências. Além disso, o seguro de vida ou invalidez permanente protege os participantes em situações imprevistas.
Todas as taxas compõem a mensalidade do consórcio, por isso, geralmente a modalidade é mais acessível em comparação a financiamentos.
Por que fazer consórcio de imóveis?
Em suma, fazer consórcio de imóveis é uma alternativa eficiente para quem deseja adquirir uma casa sem se preocupar com juros, como ocorre com o financiamento tradicional.
Além de possibilitar uma compra planejada e econômica, o consórcio é ideal para quem não tem pressa em receber o bem e busca manter uma disciplina financeira mais rigorosa.
Assim, é uma opção vantajosa tanto para a aquisição do primeiro imóvel quanto para investimentos, o que atrai diferentes perfis de compradores.
Para compreender por que fazer consórcio de imóveis, uma dica é avaliar as principais vantagens e características da modalidade. Dessa forma, você poderá decidir com mais clareza se essa é a melhor opção para o seu momento de vida e suas necessidades financeiras.
Leia também: Fuja da inadimplência no consórcio! Dicas para não atrasar as parcelas
Quais as principais vantagens do consórcio de imóveis?
Optar por um consórcio é uma excelente alternativa para adquirir imóveis, pois se trata de um método seguro de compra. Desde que o participante escolha uma administradora com autorização do Banco Central, ele terá segurança em todo o processo e, assim, aproveitará uma série de vantagens. Veja a seguir!
1. Não exige valor de entrada
A primeira vantagem do consórcio de imóveis é que a modalidade permite parcelar o valor total do bem que se almeja comprar.
Ou seja, não há necessidade de pagar um valor inicial. Ao contrário de financiamentos tradicionais que geralmente pedem até 20% do valor do imóvel como entrada, o consórcio facilita a aquisição sem a necessidade de desembolsar uma grande quantia.
2. Motiva a disciplina financeira
Os participantes de um consórcio devem contribuir mensalmente com parcelas regulares: uma prática que ajuda a desenvolver disciplina financeira.
Como uma obrigação mensal, a parcela estimula o planejamento e a organização das finanças, especialmente para as pessoas que não têm o hábito de economizar.
3. É uma alternativa econômica
Por falar em economia, as taxas do consórcio de imóveis costumam ser menores em relação aos juros de um financiamento. Logo, trata-se de uma modalidade mais econômica para quem deseja adquirir um imóvel de forma acessível.
4. Permite uso do FGTS
No consórcio de imóveis, o participante tem a possibilidade de usar recursos do FGTS para ofertar lances, quitar parcelas ou complementar o valor da carta de crédito.
Tal vantagem do consórcio representa uma facilidade para a aquisição do bem, além de ser um grande atrativo para os trabalhadores com saldo na conta.
5. Dá poder de barganha na compra
Por fim, a carta de crédito do consórcio funciona como pagamento à vista, o que costuma ser uma vantagem significativa na negociação. Com o recurso, é possível obter descontos e outras condições vantajosas na compra do imóvel.
Vale a pena fazer um consórcio de imóvel?
Em geral, vale a pena fazer um consórcio de imóvel se você deseja planejar a compra de uma casa sem pagar juros altos para adquiri-la. O consórcio oferece vantagens como a ausência de entrada e as taxas mais baixas, além de permitir um planejamento financeiro inteligente.
Dessa forma, para todos que desejam comprar o primeiro imóvel ou mesmo investir no mercado imobiliário, certamente o consórcio é uma ótima opção.
Agora que você entende por que fazer consórcio de imóveis e conhece seus diferenciais, o que acha de verificar qual plano se encaixa no seu orçamento?
Faça uma simulação em nosso site e comece a planejar a aquisição do seu próximo imóvel agora mesmo!