A compra ou a locação de um imóvel requer muitos cuidados para que o futuro morador não se arrependa do negócio. A localidade, a vizinhança e a infraestrutura do bairro são itens sempre lembrados por qualquer um que esteja procurando um novo lugar para morar. Mas, antes de tudo, deve haver uma preocupação com a vistoria de imóveis.
Você sabe por que ela é tão importante? Quais itens devem ser checados? Nosso texto de hoje responde a essas perguntas!
A vistoria de imóveis
Por meio de uma vistoria, observam-se os detalhes e as condições do imóvel. Em geral, a vistoria de imóveis é indicada para quem está recebendo seu novo imóvel ou para quem está prestes a locar. Sempre antes da assinatura do contrato!
Ela pode ser feita por qualquer pessoa: funcionário da imobiliária ou da construtora, possível inquilino ou comprador. O mercado imobiliário, porém, acredita ser ideal contratar um profissional especializado para o procedimento (engenheiro civil, arquiteto, eletricista ou bombeiro hidráulico), para gerar um relatório completo e com fotos — existem profissionais cadastrados no Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias para realizá-las.
Assim que é concluída, é comum que se emita o laudo de vistoria, um relatório que contém todas as informações a respeito das instalações do imóvel. Quando acontece uma locação, normalmente, a imobiliária o emite. Em alguns casos, um relatório do locador ou locatário, assinado por ambos, basta como prova.
A importância da vistoria
A vistoria de imóveis é importante porque é uma garantia para as partes envolvidas na transação. Conforme o tipo de negócio (compra de imóveis ou locação), ela se presta a determinados objetivos.
Aquisição de imóvel
Na aquisição de um imóvel novo, ela concede ao proprietário a oportunidade de conferir se todos os materiais e acabamentos utilizados estão conforme o manual descritivo da construção.
O apartamento comprado na planta deve estar exatamente como prometido — áreas comuns (no caso de condomínios) e áreas privativas devem ser fiéis àquilo vendido pela imobiliária.
É a oportunidade ideal para o futuro morador apresentar à construtora possíveis defeitos, requerendo o reparo para eles. A vistoria, neste caso, é feita na presença de um representante da empresa. É comum que, ao entregar as chaves para o proprietário, a construtora seja responsável, durante 6 meses, por eventuais reparos na estrutura e no acabamento do imóvel — tudo isso para se adequar ao material descritivo.
Para os imóveis usados, ela serve para verificar o estado de conservação e manutenção do imóvel e do condomínio que ele integra, se for um apartamento. Dessa forma, o comprador não será surpreendido com despesas extraordinárias na taxa condominial ou com reformas. Em alguns casos, pode acontecer de existir um acordo entre comprador e vendedor para que o atual proprietário efetue os reparos necessários antes de vender seu imóvel.
A aquisição de um imóvel, novo ou usado, é mais segura quando se tem um termo de vistoria!
Locação de imóveis
Em um contrato de locação, não é obrigatório anexar um termo de vistoria; porém, essa prática é fortemente recomendada. Ao informar o estado de conservação do imóvel e de todos os itens instalados, o termo se torna uma ferramenta jurídica que resguarda o locador e o locatário.
Para que essa garantia seja possível, é preciso efetuar uma vistoria de entrada no imóvel e uma de saída dele. No momento da entrada, o termo caracteriza cada cômodo e cada acessório que nele se encontra. Além disso, descreve as características e o estado de conservação de pisos, paredes, armários, instalações elétrica e hidráulica, dentre outros.
O inquilino, se constatar algum problema decorrente do uso (problemas elétricos ou hidráulicos, por exemplo), pode acionar o locador para corrigir o problema. Se não houver correção, poderá, inclusive, requisitar o cancelamento do contrato. Se o defeito for algo leve, que não comprometa a sua estada, o locatário poderá exigir um anexo ao contrato informando a situação.
Outro momento importante que pode se realizar uma vistoria é na vigência do contrato, caso o locador receba denúncias de mau uso do imóvel.
Ao final do contrato de locação, o locador recebe o imóvel e um laudo com o estado em que ele foi devolvido. Se os detalhes e as especificações estiverem batendo com aquelas expostas no início do aluguel, não houve nenhum problema durante a estada do locatário. Por outro lado, se foram detectados defeitos decorrentes do uso anormal do inquilino, ele será responsável por repará-los antes de devolver as chaves.
E uma dica: sempre que houver alguma reforma no imóvel (requer autorização do proprietário) ou reparação de danos, é interessante realizar nova vistoria.
O que avaliar?
Uma vistoria completa é aquela que abrange as áreas internas e externas do imóvel. Elencamos os itens essenciais que merecem atenção durante o procedimento:
- Portas e janelas: integram a fachada do prédio. Confira se os trincos, as fechaduras, as maçanetas e as dobradiças estão funcionando sem esforço. Observe se não há sinais de oxidação em possíveis partes metálicas, riscos e manchas nos vidros.
- Pisos: verifique se a calafetação (vedação de fendas e buracos) e o rejunte foram bem-feitos e se há riscos profundos ou manchas no material do piso (madeira, cerâmica, pedra).
- Paredes e teto: verifique se há defeitos no acabamento ou rachaduras, se a pintura está uniforme e se existem manchas (podem indicar vazamentos). Se houver acabamento com gesso no teto, verifique se a instalação foi bem colocada e se existem trincas ou ondulações.
- Estrutura elétrica: observe se os pontos de energia, as chaves do quadro de força e os interruptores estão funcionando, bem como se não há cabos ou fios expostos.
- Estrutura hidráulica: procure por vazamentos e possíveis desníveis nos pisos dos banheiros (que impediriam a água de descer pelo ralo normalmente). Verifique o funcionamento de torneiras e descargas.
No caso de aquisição de um imóvel novo, é preciso verificar se as áreas comuns, a garagem e o telhado possuem acabamento conforme o material descritivo da construção.
Percebeu como a vistoria de imóveis é importante? A segurança que ela confere às partes é apenas uma das vantagens que ela apresenta. Fique sempre atento a esse procedimento para acertar na hora de fazer um bom negócio!
Não dar importância à vistoria é um erro que pode ser fatal! Escrevemos sobre outros erros na hora de comprar um imóvel, confira o nosso post!