Muito se fala em práticas sustentáveis, afinal, a natureza é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Mas, já podemos adiantar que algumas empresas passam a falsa informação de que estão cuidando da atmosfera e, na verdade, não estão. A ação do greenwashing é tão prejudicial ao meio ambiente, quanto jogar gás carbônico diretamente no ar.
A cortina de fumaça, lançada no céu, confunde a opinião das pessoas, que passam a não saber o que realmente faz mal. As empresas que praticam o greenwashing, mascaram os impactos ao meio ambiente e oferecem uma postura antiética para a sociedade.
Neste post, esclareceremos o conceito de greenwashing, sua origem, riscos que ele representa e como identificá-lo. Também vamos mostrar os melhores exemplos a seguir e como se prevenir da camuflagem de informações sobre os impactos no meio ambiente. Boa leitura!
O que é greenwashing?
O greenwashing, que traduzido para o português significa “lavagem verde” ou “maquiagem verde” e é a prática de camuflar informações, sobre os reais impactos que as atividades de uma empresa oferecem ao meio ambiente. Tais instituições, omitem informações para dizer que suas atividades fazem parte da sustentabilidade social.
As organizações podem fazer isso por meio de campanhas de publicidade e marketing digital. Mas, isso é um problema que se tornou alarmante, afinal, enganar as pessoas não é algo que aceitável.
Onde e como surgiu?
O termo greenwashing, surgiu no início dos anos 1990, e faz analogia ao termo substantivado “brainwashing”, usado para falar de lavagem cerebral. Sendo assim, pode-se dizer que a tática consiste em enganar as pessoas, e isso é feito por meio da comunicação desonesta. As empresas que fazem isso têm conduta antiética.
Em todos os casos, as empresas que praticam tal conduta, usam indevidamente os canais de marketing empresarial, para falar sobre a sustentabilidade econômica. Fazer campanhas é uma maneira ótima de alcançar objetivos, mas enganar alguém nunca é bom. E, para que os negócios continuem indo bem, vale a pena falar a verdade sempre.
Quais os riscos em fazer greenwashing?
Os riscos para a natureza e para a vida de todos são inúmeros. E, o principal perigo de fazer o greenwashing, é que ele desvia o olhar das pessoas e tenta burlar as metas de emissão de gás carbônico. Tais objetivos, são traçados pelas autoridades ambientais internacionais. Dentre os problemas podemos citar:
- problemas regulatórios — pode ser realizado um estudo com os agentes afetados para serem evidenciadas as falhas da empresa, no sentido de cuidar do meio ambiente e de prestar informações verdadeiras sobre as suas práticas com relação ao Brasil mais verde;
- perda de confiança e credibilidade — após saber que a empresa está praticando o greenwashing, as pessoas podem passar a desconfiar da marca e o empreendimento acabará perdendo a credibilidade;
- problemas de relacionamento — qual é a pessoa que gosta de se relacionar com alguém ou com uma empresa que tenha “mentido”? A maioria das pessoas desaprova esse tipo de conduta, e por ter esse pensamento, acaba tendo problemas para se relacionar com a marca.
Conforme o parecer de um relatório do CCAG (Conselho Consultivo de Crise Climática), a humanidade está em um período crítico, no qual é preciso zerar as emissões de carbono. Dessa maneira, os empresários necessitam se conscientizar e evitar a poluição do ar, solo e mar. Os detritos são igualmente prejudiciais para a vida de maneira geral.
Como identificar?
Algumas empresas são experts em convencer as pessoas passando a falsa informação que cuidam do meio ambiente. Mas, com um pouco de sabedoria, é possível identificar sinais de que elas estão tentando manipular os pensamentos da população.
Em algumas situações, a empresa simplesmente começa a passar uma identidade visual verde, fazendo postagens bonitas e atrativas. Fazem isso, sem colaborar em nada com o meio ambiente. Em outros casos, a organização, omite dados que são de interesse das pessoas e camufla práticas perigosas para a atmosfera.
Quais exemplos seguir?
Algumas empresas levam a sério a questão dos cuidados com o meio ambiente. Vale a pena seguir os exemplos delas, já que, além de ajudar o nosso planeta terra, a organização protegerá os empresários, os funcionários e todos os seres vivos de eventuais problemas de saúde.
Entre alguns exemplos de empresas com ações de marketing voltadas à natureza, que praticam tais ações, podemos citar:
- Microsoft Brasil;
- Reservas Votorantim;
- Bayer;
- Raízen Energia;
- Cargill;
- PwC Brasil;
- Santander Brasil;
- Whirlpool;
- Cosan.
Todas as organizações citadas acima participaram do movimento o Brasil pelo Meio Ambiente e compartilharam dados sobre a sua participação para o Brasil Verde.
Como se prevenir contra o greenwashing?
Como prevenção contra as empresas que praticam o greenwashing, o consumidor pode fazer a sua parte. A primeira coisa a se fazer, é não comprar nada de empresas que adotem a postura de mentir para fazer sucesso. E, algumas das práticas são facilmente percebidas quando os indivíduos começam a ler as embalagens dos produtos.
Se no plástico estiver escrito que ele é biodegradável, deverá estar especificado qual é o tempo que ele levará para se decompor na natureza. Os selos falsos, são fáceis de serem identificados tendo em vista que no Brasil o Ibama é o órgão que fiscaliza o meio ambiente.
Dessa maneira, desconfie de tudo que tiver tema verde e avalie com cautela cada informação, já que existem grandes chances de você perceber que alguma empresa, que você acreditava que cuidasse do meio ambiente, esteja praticando o famoso greenwashing.
Então, agora que você já sabe o que é o greenwashing, tome atitudes a prevenir o lançamento de falsas campanhas voltadas ao meio ambiente. Avalie com cautela todas as ações de marketing feitas em seu empreendimento e tenha em mente que a “lavagem cerebral verde”, não é boa nem para você e nem para as outras pessoas.
Coibindo esse tipo de estratégia, e implementando táticas de governança e compliance, você vai cooperar para um mundo melhor. Ao consumidor, cabe o papel de vigiar e denunciar as empresas praticantes do greenwashing às autoridades e órgãos de defesa do meio ambiente.
Assim, é possível garantir um meio ambiente mais verde e saudável para as próximas gerações e a sustentabilidade nas empresas será, de fato, aplicada.
Gostou do nosso artigo sobre o greenwashing? Então, confira 9 atitudes sustentáveis para adotar no seu dia a dia!