Você precisa do dinheiro para alcançar um objetivo agora, mas não sabe quando poderá ser contemplado? Então, chegou o momento de entender como funciona o lance no consórcio, já que essa é uma alternativa para antecipar o recebimento dos recursos.
Na prática, o lance é uma oferta de um valor “extra” em relação às parcelas mensais do consórcio a fim de colocá-lo na frente na fila da contemplação. Assim, em vez de esperar a sorte com os sorteios, você recebe imediatamente, caso seja o vencedor.
Para entender melhor, continue a leitura, pois, nas próximas linhas, explicamos:
- o que é um consórcio;
- o que é um lance de consórcio;
- como funciona o lance no consórcio (com os diferentes tipos e dicas de como dar o melhor).
Está preparado? Então, vamos lá!
O que é um consórcio?
Um consórcio é um modelo de compra programada no qual várias pessoas se reúnem em um grupo e contribuem mensalmente para a criação de uma reserva financeira. A distribuição do dinheiro acontece por meio de um sorteio ou do maior lance todos os meses.
Essa característica faz com que o consórcio seja um método eficiente e viável de aquisição de bens, já que permite comprá-los sem juros.
A reserva financeira fica sob responsabilidade de uma administradora de consórcio e esse dinheiro viabiliza as cartas de crédito que possibilitam a aquisição dos bens.
Os sorteios acontecem durante as assembleias mensais para saber quem será contemplado da vez e, consequentemente, receberá sua carta de crédito. Mas não é preciso esperar ser sorteado para que isso aconteça.
Você pode adiantar o acesso à carta de crédito dando um lance!
O que é um lance de consórcio?
O lance de consórcio consiste no adiantamento de valores pelo consorciado. Ou seja, uma pessoa paga parcelas extras ou uma parte da carta de crédito. O objetivo é aumentar as chances de contemplação (o recebimento do dinheiro).
Para ficar mais claro, suponha que alguém consiga economizar um pouco além do que esperava ou receber um dinheiro a mais no mês, como:
- verbas rescisórias de um contrato de trabalho;
- restituição do Imposto de Renda Retido na Fonte;
- abono pecuniário de férias;
- 13º salário;
- herança familiar.
Esse montante extra pode ser empregado para agilizar o retorno sobre o investimento do consórcio, por exemplo.
Como funciona o lance no consórcio?
O lance no consórcio funciona a partir do contato com a administradora a fim de formalizar o interesse em antecipar a contemplação naquele mês e informar o valor que planeja ofertar. Caso seja o lance vencedor (normalmente, o maior), já recebe o dinheiro da carta de crédito. Caso contrário, não há diferença, você segue pagando suas parcelas mensais.
Mas dar um bom lance e alcançar sucesso não é algo tão simples. Você precisa entender os diferentes tipos para saber qual é o mais adequado para o montante que tem disponível.
Além disso, deve ficar de olho nos movimentos do grupo para escolher o momento ideal para fazer sua oferta. Posto isso, que tal conhecer os tipos de lance de consórcio que existem?
Lance livre
No lance livre não existe um valor determinado para ofertar. Pode ser qualquer percentual sobre o total do consórcio. Normalmente, vence quem faz a maior oferta.
Se houver empate, a administradora pode usar diferentes critérios para definir o vencedor. Geralmente, é feito um sorteio entre essas pessoas.
Lance fixo
Já o lance fixo deve atingir um valor (ou percentual) previamente determinado em contrato. Se mais de uma pessoa fizer a oferta, o desempate acontece conforme os mesmos critérios já citados. Como dissemos, nos dois casos (livre e fixo), você só paga o lance se ele for o vencedor.
O pagamento do lance pode ser feito com recursos do próprio consorciado ou descontando o valor da carta de crédito, conhecido como lance embutido.
A grande vantagem do lance embutido é que não é necessário ter o dinheiro em mãos. Mas, antes de fazer a oferta, é preciso ver se o novo valor da carta de crédito (valor líquido, abatido o valor do lance) atende aos seus planos pessoais, aqueles que você tinha quando contratou o consórcio.
Ainda vai ser possível comprar o bem desejado? Essa decisão não vai reduzir muito as opções de escolha? Essas são perguntas importantes que devem ser feitas antes de optar por um lance embutido.
FGTS como lance
Em consórcios imobiliários, é possível usar até 100% do saldo do FGTS como parte ou total de um lance. Para isso, o consorciado deve apresentar seu extrato à administradora.
Conforme regras previstas no Sistema Financeiro Habitacional (SFH), o FGTS pode ser utilizado para aquisição de imóvel residencial ou construção em terreno próprio se:
- o imóvel estiver localizado em área urbana;
- o titular da conta não tiver usado recursos do FGTS para compra de outro imóvel ou pagamento de consórcio;
- o proprietário não tem outro imóvel em seu nome no lugar que mora ou trabalha. Consulte as regras para utilização junto ao agente financeiro da Caixa.
É preciso sempre lembrar de consultar possíveis mudanças na lei, para garantir que todos os requisitos estão sendo atendidos e permitem a utilização do fundo de garantia. Consulte a administradora para mais informações.
Ficou claro quais são os tipos de lance de consórcio? Agora, confira as vantagens de antecipar a contemplação.
Quais são as vantagens de dar um lance no consórcio?
Entre as vantagens de dar um lance no consórcio, podemos citar a possibilidade de antecipar a contemplação. Assim, você não precisa esperar pelo sorteio, que pode acontecer no próximo mês ou apenas no final do contrato.
Logo, se você precisa de dinheiro imediato para adquirir um bem, essa é a melhor opção.
Adicionalmente, o lance proporciona mais flexibilidade. Tanto por controlar, até certo ponto, quando você recebe, quanto por reduzir os valores das demais parcelas. Isso porque a administradora desconta a oferta da dívida restante.
Por último, ao entender como funciona o lance no consórcio e dar um lance vencedor, você tem mais controle. Afinal, pode receber o dinheiro e usá-lo de maneira mais estratégica, visto que consegue planejar melhor.
Como dar um bom lance no consórcio?
Pode-se estimar um valor mais propício para dar um bom lance, mas varia muito conforme as condições da oferta. É algo que vai além do montante, e não há um valor específico que garanta a contemplação. O que é um bom lance em um mês pode não ser em outro!
Existem algumas dicas que podem ajudar a tomar a decisão sobre o melhor momento e valor com mais chances de sair vencedor. Confira as principais a seguir e aprenda como dar um bom lance no consórcio!
Leia o contrato
Parece óbvio, não é mesmo? Acontece que nem todo mundo está atento aos detalhes do contrato quando formula um lance. Antes de mais nada, fique atento ao que diz o documento sobre as regras e especificidades estabelecidas pela administradora.
Para ter chances, você deve segui-las à risca e tentar entender como essas limitações podem interferir nas ofertas feitas pelo seu grupo. Assim, há chances melhores de traçar um plano mais efetivo.
Estude o perfil do seu grupo de consórcio
Para dar um lance realmente competitivo, você precisa entender qual é o potencial de oferta dos demais consorciados. Se a sua condição estiver abaixo das do restante do grupo, você provavelmente não terá êxito. Observe os lances já dados por outros consorciados em assembleias anteriores para balizar sua análise.
Avalie alguns meses, quem sabe um ano, e tome nota das variações dos valores ao longo dos meses. Em geral, há muita gente fazendo grandes ofertas nos primeiros meses. Mas, depois dessa fase inicial, os lances diminuem, o valor cai e você pode conseguir ganhar com uma oferta menor.
Outra recomendação útil é tentar acompanhar as assembleias. Algumas administradoras já adotaram a prática de realizá-las em ambientes virtuais. Há ainda aquelas que realizam as suas de acordo com o resultado da Loteria Federal.
Nas assembleias, você sabe de todas as informações importantes, o que pode ajudar a sentir se as chances de vitória estão aumentando ou não. Faça observações pontuais para saber como o seu grupo se comporta e reunir informações úteis para fazer lances com maiores chances de sucesso.
Observe, sobretudo:
- o valor médio dos lances;
- percentuais de lances vencedores;
- os valores dos lances que já foram aceitos.
Acumule entre 20% e 50% do montante do crédito
Um bom lance geralmente está nessa faixa de valor. Por isso, costuma valer a pena esperar mais um ou dois meses para acumular uma reserva que se encaixe nesses percentuais. Mas, claro, existem exceções. Portanto, não deixe de avaliar o perfil do grupo.
Uma dica para conseguir fazer esse acúmulo é traçar um bom planejamento financeiro. Assim, você consegue poupar sem comprometer as necessidades rotineiras, que são mais imediatas e não podem ficar paradas.
Analise suas próprias finanças
Lembre-se de fazer um cálculo cuidadoso e respeitar suas condições financeiras na hora de elaborar o lance do consórcio. Planejar é a chave para o sucesso. A ansiedade, por sua vez, é uma péssima conselheira nesses casos. Seja racional e não se esqueça de que a pressa é inimiga da perfeição — e das finanças!
Observe algumas variáveis
Observar determinados quesitos pode fazer muita diferença na hora de ofertar um valor. Há, por exemplo, administradoras que estabelecem um limite mínimo/máximo para os lances, e isso deve ser considerado para conceber uma boa estratégia.
A condição financeira do país também precisa ser considerada. Em períodos de recessão, dificilmente alguém vai fazer ofertas que estejam muito além do esperado ou altas demais. Esses momentos são mais propícios para receber a carta de crédito, mesmo com uma oferta baixa.
Aliás, ainda seguindo esse mesmo raciocínio, os meses do início do ano podem ser mais fáceis para vencer com uma oferta abaixo da média. Neles, as pessoas costumam estar mais apertadas ou destinando seu dinheiro para outras finalidades, como:
- pagar os gastos feitos no fim do ano;
- deixar os impostos de veículos e imóveis em dia;
- comprar material escolar para os filhos.
Por outro lado, períodos de férias escolares e recebimento do décimo terceiro, por exemplo, podem ser mais movimentados no que diz respeito à oferta de lances.
Não hesite em dar o lance
Uma vez que você reuniu as condições para dar um lance, tente! Caso não seja contemplado, você já sabe que não perde o dinheiro — muito pelo contrário. Na verdade, vai ganhar um pouco mais de experiência para formular propostas melhores na próxima oportunidade.
Mais cedo ou mais tarde você receberá seu novo bem: isso é um fato. As tentativas são apenas os meios de antecipar essa conquista. E se você preferir não se arriscar, não tem problema, até o fim do seu plano você tem chances de ser sorteado.
Como definir o valor do lance no consórcio?
O passo a passo para saber como definir o valor do lance no consórcio engloba:
- estabeleça um percentual referente ao valor total da carta de crédito que se encaixe nas regras do grupo e não extrapole suas possibilidades financeiras;
- avalie o comportamento do grupo como um todo para ajudar a oferta conforme a concorrência e o regulamento;
- considere suas despesas para não “se apertar” financeiramente.
Caso realmente precise do dinheiro da carta de crédito no momento, considere dar um lance embutido. Dessa forma, você consegue aumentar as chances de contemplação, mas não compromete as finanças pessoais.
O que determina o lance vencedor?
Geralmente, o lance vencedor é aquele que oferece a maior porcentagem da carta de crédito. Porém, pode haver variações. Uma dica muito importante é que você leia o seu contrato e fique atento às regras de contemplação antes de fazer qualquer oferta.
Ademais, durante as assembleias, os participantes dão as suas ofertas, que permanecem em segredo até que a administradora as revele em conjunto.
Por esse motivo, é muito importante contratar o seu consórcio em empresas que tenham experiência e credibilidade no mercado. A Racon Consórcios pode ajudar você nessa questão, visto que é uma empresa que tem mais de 34 anos de atuação e oferece várias linhas de crédito para a aquisição de diversos tipos de bens móveis e imóveis.
Entendeu como funciona o lance no consórcio? Então, que tal conversar com um dos nossos consultores para ver as opções que a Racon tem disponíveis e ainda entender como nossos consórcios funcionam?
É fácil, basta preencher este formulário que entramos em contato com você!