Adquirir conhecimento nunca é demais, certo? Ainda mais quando estamos falando sobre a construção de um patrimônio duradouro que traga tranquilidade e segurança para você e sua família. Para aprender a fazer um bom planejamento, mesmo diante de um cenário econômico instável, nós separamos para você alguns livros sobre educação financeira.

Os títulos que são grandes sucessos do mercado abordam investimentos, ações, como o emocional influencia diretamente a forma como se lida com o dinheiro e diversos outros temas relacionados à educação financeira.

Então, continue a leitura do nosso post e saiba mais sobre os livros de finanças pessoais que você precisa ler para entender como o assunto pode ser extremamente interessante. Ainda, ganhe um bônus com 5 opções de filmes sobre o tema. Confira!

1. Pai rico, pai pobre

Escrito por Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter, esse é um dos livros mais vendidos do segmento no mundo e um dos mais comentados da última década. O autor conta a história de seu pai biológico, um homem inteligente e honesto, mas que nunca atingiu a liberdade financeira. Por outro lado, o pai de um grande amigo dele, que nunca concluiu o segundo grau, se tornou o homem mais rico do Havaí.

Esse era, então, o pai rico que repassou grandes ensinamentos a Kiyosaki. O livro é importante para quem pretende construir um patrimônio sólido, pois ensina que muitos problemas da vida cotidiana podem ser resolvidos com inteligência financeira — como saber diferenciar um ativo financeiro de um passivo ou como pagar menos impostos.

Além disso, repassa aos leitores uma visão crítica daquilo que estamos acostumados a ouvir quando o assunto é alcançar o sucesso. Você certamente conhece alguém que já disse as seguintes frases:

  • estude arduamente para poder trabalhar em uma boa empresa;
  • não posso comprar tal coisa;
  • com o dinheiro do meu trabalho comprarei um bom carro ou uma boa casa.

Kiyosaki contesta essa visão de mundo fazendo o leitor refletir sobre o que ele pode fazer de diferente para alcançar a riqueza. No lugar de estudar muito para trabalhar em uma boa empresa, você pode estudar para ter a sua própria. Em vez de pensar que não pode comprar um determinado item, você deve pensar o que pode fazer para comprar o que deseja, e por aí vai.

No livro, os autores ainda apresentam conceitos interessantes dentro do universo financeiro, como a expressão “Corrida dos Ratos”, um círculo vicioso que diz respeito à elevação do padrão de vida à medida que a pessoa passa a ganhar mais. Esse, com certeza, é um bom livro para se ter na cabeceira. Se possível, não deixe de repassar os ensinamentos dele para os seus filhos.

"Pai Rico e Pai Pobre" foi lançado em 1997 e traduzido para mais de 40 idiomas e é considerado como um livro base para quem deseja se aprofundar na educação financeira e tomar boas decisões na construção do patrimônio.

2. Quem pensa enriquece

Esse é um livro lançado na década de 1930, mas que continua atual. Napoleon Hill, autor da obra, passou cerca de 20 anos estudando os segredos dos milionários para entender por que muitos querem ficar ricos, mas poucos conseguem.

Hill acompanhou de perto mitos como Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller e encontrou neles 15 características comuns, como a persistência e a agilidade na tomada de decisões.

A obra é considerada um dos maiores best-sellers e já vendeu mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo. No universo literário, o autor também é chamado de o pai da autoajuda por escrever com maestria sobre desenvolvimento pessoal.

Outro título recente que chamou bastante atenção e foi recorde de vendas é o "Mais esperto do que o Diabo" que tira o leitor da sua zona de conforto e traz cada capítulo como uma verdadeira sessão de terapia para refletir sobre suas escolhas.

3. Os segredos da mente milionária

T. Harv Eker fará você refletir sobre o que ele chama de “o seu modelo de dinheiro”, um conjunto de crenças que cada um de nós nutre desde a infância e que molda o destino financeiro das pessoas. No livro, o autor mostra como substituir uma mentalidade destrutiva pelos modos de agir e pensar que distinguem os ricos das outras pessoas.

Um dos focos da obra é a simplificação: habilidade para diminuir os gastos ao adotar um estilo de vida que dependa menos do dinheiro. O autor afirma que, com menos gastos, é possível investir mais para atingir os objetivos financeiros rapidamente.

Ele também fala sobre como fazer com que o dinheiro trabalhe para você tanto quanto você trabalha para ele, e como atrelar os seus rendimentos aos seus resultados — mais do que a quantidade de horas trabalhadas.

4. Casais inteligentes enriquecem juntos

A obra do brasileiro Gustavo Cerbasi é um best-seller que inspirou a produção do filme “Até que a sorte nos separe”. O autor traz ensinamentos válidos para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro. O foco é mostrar estratégias diferentes que levem a uma parceria inteligente na administração das finanças da família.

Entre os tópicos abordados estão os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo, planos de previdência e seguros, momento ideal para comprar uma casa, educação financeira dos filhos, como lidar com a herança, entre outros.

Lançado em 2004. o livro mostra como boa parte dos problemas em um relacionamento pode começar diante dos desafios que envolvem dinheiro. São mais de 1 milhão de exemplares vendidos e os capítulos evidenciam de uma maneira inteligente como o dinheiro (em excesso ou em falta) se apresenta como um vilão.

5. O investidor inteligente

Quem pretende investir em mercados sujeitos à especulação não pode deixar de ler esse livro. Benjamin Graham formulou uma rigorosa disciplina de investimento em ações e títulos do governo. A obra é focada na interpretação do conceito de “valor do investimento”, que protege os investidores de cometer grandes erros.

A obra “O investidor inteligente” é considerada a bíblia do mercado de ações desde que foi lançada, em 1949. Entre os leitores mais famosos que recomendam o livro está o bilionário Warren Buffett, que diz que os ensinamentos de Graham foram um dos pilares de seu sucesso financeiro.

6. A mente acima do dinheiro

Brad e Ted Klontz têm anos de experiência quando o assunto é ajudar as pessoas a resolverem problemas financeiros. Os autores juntaram toda essa experiência nesse livro, que aborda as 12 disfunções financeiras mais comuns, como infidelidade financeira, compulsão por compras ou dificuldade em poupar, e nos ensina que há soluções para todas elas.

A obra mostra que o dinheiro pode ser o motivo do estresse de diversas pessoas, inclusive para quem está com as finanças equilibradas. Portanto, o livro é voltado para quem pretende tomar decisões financeiras melhores e saber como lidar com os desafios econômicos para, assim, ter uma vida mais saudável.

7. Adeus, aposentadoria

Também do autor brasileiro Gustavo Cerbasi, essa é uma das obras mais vendidas no Brasil nos últimos anos. Ela convida o leitor a deixar de lado a ideia de que um dia vamos parar de trabalhar e viveremos com o auxílio mensal concedido pela previdência pública ou privada.

De acordo com Cerbasi, a aposentadoria é um sistema que não funciona mais, devido ao aumento na expectativa de vida, maiores gastos, entre outros fatores. No livro, ele apresenta uma nova forma de enxergar o trabalho e o dinheiro e mostra a melhor maneira de investir, empreender e gerenciar a carreira.

Além disso, o autor ainda traz um plano para administrar a riqueza adquirida e dicas personalizadas do que fazer de acordo com a sua faixa etária atual. Lançado em agosto de 2014, o título é o 14ª livro do autor que é considerado no universo literário como o guru das finanças que proporciona ao leitor uma verdadeira imersão em novas ideias de gerenciamento financeiro.

8. Como investir em imóveis

O livro escrito por Leandro Ávila tem como foco os iniciantes que desejam comprar o segundo imóvel como forma de investimento. O autor elenca os principais erros cometidos por quem está começando e ensina como evitá-los, poupando tempo e dinheiro.

A obra faz um comparativo entre investimentos em imóveis na planta, usados, compra de terrenos, salas comerciais, entre outros. Lançado em 2013, o objetivo da narrativa é mostrar que nos momentos de crise podem ser identificadas grandes oportunidades, basta que o leitor tenha um olhar estratégico voltado ao mercado imobiliário.

9. A cabeça do investidor

A autora desse livro é Vera Rita de Mello Ferreira, psicanalista e doutora em psicologia econômica. Na obra, ela explica que a maneira como lidamos com o nosso dinheiro, tanto para o bem quanto para o mal, muitas vezes é pautada pelo nosso emocional.

Vera apresenta dados de pesquisas consolidadas, transmitidas em linguagem de fácil compreensão e com um toque de humor que levará o leitor a refletir sobre o modo como ele trata a sua vida financeira.

Lançado em 2011, o livro é uma boa oportunidade para descobrir o seu perfil de investidor e aprender como lidar com várias questões que influenciam nas decisões que envolvem dinheiro, como ansiedade, ego e paciência.

10. Seu futuro financeiro

O autor, colunista e profissional do mercado financeiro Louis Frankenberg ensina nessa obra como poupar mesmo se você for um consumidor insistente — independentemente de sua classe socioeconômica.

A lista de conselhos de Louis é extensa, mas entre eles há melhores formas de usar o seu Fundo de Garantia e um panorama do que é importante para conquistar a independência financeira.

Lançado em 1999, o título traz a mensagem clara de que tudo o que o leitor deseja conquistar financeiramente será fruto de suas decisões no presente. Diante dessa responsabilidade, se torna necessário planejar sempre pensando além e não conforme os impulsos do momento de uma compra, por exemplo.

11. Cartas a um jovem investidor

Mais um livro de Gustavo Cerbasi na lista. Nessa obra, o autor fala com aqueles que pretendem entrar no mundo das finanças e dos investimentos para se tornarem vitoriosos. Para isso, ele conta com suas próprias decisões durante sua trajetória.

A obra é estruturada em forma de cartas e, por meio delas, Cerbasi compartilha todo o seu aprendizado e conhecimento, apresentando dicas úteis e conselhos importantes para investidores iniciantes ou experientes.

Mesmo sem se aprofundar em questões mais técnicas que um investidor pode enfrentar, a leitura é muito completa sobre as situações que esse percurso apresenta. Lançado em 2008, o título traz uma leitura rápida e bem fluída para que o investidor aprenda a ter mais confiança e tome boas decisões.

12. Saiba mais para gastar menos: aprenda a desenvolver sua inteligência financeira

Elaine Toledo escreveu esse livro pensando naquelas pessoas que sempre reclamam que o seu salário não chega até o fim do mês e, assim, acumulam diversas dívidas pelo caminho. A autora apresenta ferramentas exclusivas e exemplos práticos de como melhorar a sua saúde financeira e sair do vermelho.

Lançado em 2012, o tema é excelente para quem precisa mudar a forma de se relacionar com o próprio dinheiro. Além disso, o foco também está em definir prioridades sem desrespeitá-las pouco tempo depois. Afinal de contas, quem nunca se comprometeu a guardar dinheiro e desistiu logo na primeira promoção, não é verdade?

13. Doze meses para enriquecer

O livro de Marcos Silvestre carrega o objetivo de ajudar as famílias a organizar seus orçamentos para, a partir disso, conseguir investir e obter boa rentabilidade. Não à toa, o volume exemplifica e auxilia os leitores a executar um plano de reeducação financeira ao longo de 12 meses.

Os principais temas são a quitação das dívidas, a reestruturação e a multiplicação da renda que você já tem. Além disso, para quem deseja saber mais a respeito do equilíbrio entre ganhar dinheiro e ter qualidade de vida, “Doze meses para enriquecer” é uma ótima pedida.

14. Como ganhar mais com o seu dinheiro

Escrito por Mauro Halfeld e publicado pela Editora Globo em 2012, “Como ganhar mais com seu dinheiro” tem um título autoexplicativo. O analista financeiro se propõe a dar dicas claras e rápidas para quem deseja cuidar melhor das próprias finanças.

Durante a leitura, é possível encontrar alguns dos comentários feitos por Mauro na rádio CBN, na qual ficou conhecido por desmistificar o tema. Em termos resumidos, ele ajuda a:

  • controlar a economia doméstica;
  • aplicar os recursos de forma estratégica;
  • administrar o dinheiro visando à realização de um sonho.

15. O homem mais rico da Babilônia

Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos pelo mundo, “O homem mais rico da Babilônia” foi publicado no Brasil em 2013, pela editora HarperCollins. Em 160 páginas, o autor, George S. Clason, recorre a exemplos da antiga (e rica!) civilização da Babilônia para formular recomendações sobre como gerar mais renda e solucionar complicações financeiras.

Clason faz paralelos muito interessantes entre a riqueza desse povo e a forma como lidamos com as nossas finanças atualmente. Ele ainda oferece conselhos especiais para controlar o dinheiro em épocas de crise. A indicação vale ainda mais a pena se você gostar de história.

16. Trabalhe 4 horas por semana

Mais do que refletir sobre finanças pessoais e economia, “Trabalhe 4 horas por semana” traz uma série de ensinamentos sobre estilo de vida, relação com a rotina de trabalho e empreendedorismo.

Timothy Ferriss escreveu a obra pensando na satisfação das pessoas. Ela ajuda empreendedores amarrados ao próprio negócio e trabalhadores esgotados a refletir: a forma usada pela maioria das pessoas atualmente para conciliar carreira e vida pessoal faz sentido?

Publicado em 2017 pela Editora Planeta, o livro é um material completo (416 páginas) para quem deseja viver de maneira luxuosa. Para Ferris, isso significa ter um ótimo desempenho nas poucas horas de trabalho semanal e tempo de sobra para aproveitar os prazeres da vida.

17. Sonho grande

Sonho grande”, escrito por Cristiane Correa, conta a história de três homens responsáveis por alterar completamente o cenário do capitalismo brasileiro: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Em 40 anos, aproximadamente, eles transformaram seus patrimônios em um verdadeiro império e ganharam projeção internacional.

A publicação, lançada em 2013 pela Editora Sextante, relata como esses sócios compraram três marcas globais (Budweiser, Burger King e Heinz) sem fazer alarde. Além de ser uma leitura totalmente fluida, a indicação é ainda mais especial para quem deseja entender um pouco mais sobre gestão, planejamento e realização de objetivos.

18. Alocação de ativos

Se você quer investir com pouco ou muito dinheiro, “Alocação de ativos” é a leitura ideal. Disponibilizado apenas em formato de e-book, a obra conta com todo o know-how do economista Henrique Carvalho — fruto de anos atuando no mercado financeiro.

Com pouco mais de 300 páginas, o conteúdo é voltado a quem deseja investir bem com os recursos que tem à disposição. Em uma linguagem direta e sem complicações, o especialista ensina tudo sobre rentabilidade, disciplina ao investir, diversificação de carteira e muito mais!

19. A nova regra do jogo

O livro “A nova regra do jogo”, de Rafael Paschoarelli, foi concebido com o objetivo de expor as armadilhas oferecidas por bancos, lojas e corretoras ao nosso dinheiro. A ideia é mostrar como algumas organizações se aproveitam da falta de informação da maioria das pessoas para lucrar.

Nesse contexto, o autor demonstra como cidadãos e cidadãs podem se preparar para encarar esse tipo de artimanha. Para isso, ele nos ensina a negociar e renegociar dívidas, analisar boas possibilidades de negócio, proteger o patrimônio e construir um olhar crítico sobre o mercado.

20. Quero ficar rico

Em 144 páginas, “Quero ficar rico” ensina você a não ser mais um escravo do dinheiro. Rafael Seabra, um dos principais educadores financeiros do Brasil, mostra o que deve ser feito para atingir a liberdade nas finanças, independentemente do salário.

Uma das maiores virtudes da obra é conseguir se adaptar a diferentes realidades e, por consequência, dialogar com públicos muito distintos entre si. Publicado em 2016 pela Editora Gente, o livro não fez sucesso à toa, já que dá indicações preciosas sobre administração de patrimônio, disciplina e gestão de riscos na hora de investir.

21. Como organizar a sua vida financeira

Mais um livro escrito pelo brasileiro Gustavo Cerbasi, “Como organizar sua vida financeira” nos ensina a usar o nosso orçamento com inteligência. Ao longo do livro, você entenderá a importância do controle financeiro para possibilitar a redução de custos e, consequentemente, viabilizar o aumento do seu patrimônio.

Uma regra de ouro destacada pelo autor é: nunca comprometa todo o seu rendimento. Portanto, se você acha que ganha pouco, é preciso começar a pensar em opções de renda extra. Segundo Cerbasi, os principais motivos da falta de dinheiro são:

  • problemas no orçamento;
  • falta de controle dos gastos;
  • decisões precipitadas e equivocadas;
  • falta de objetivos para o futuro.

22. O milionário mora ao lado: os surpreendentes segredos dos ricaços americanos

O livro escrito por Thomas Stanley e William Danko mostra que a riqueza é baseada no seu estilo de vida, na sua perseverança, na sua disciplina, no seu planejamento e não no quanto você ganha. Isso porque quanto maior é o rendimento de muitas pessoas, maior é o seu custo de vida, o que as faz gastar todo o seu recurso e não realizar investimentos.

Durante a sua pesquisa, os autores encontraram características semelhantes em diversos milionários, como:

  • dar preferência à independência financeira do que ter o status de milionário;
  • seus pais não ajudaram financeiramente;
  • conseguem identificar boas oportunidades no mercado etc.

23. Do mil ao milhão. Sem cortar o cafezinho

Thiago Nigro, criador da plataforma O Primo Rico, ensina em seu livro o que é preciso fazer para que o leitor consiga alcançar a sua independência financeira. Nesse sentido, ele aborda pontos importantes, como melhorar seus investimentos, saber como gastar os seus recursos e o principal: saber ganhar mais dinheiro.

Ao longo de sua obra, Nigro mostra que é possível enriquecer, desde que você esteja disposto a aprender e sair da sua zona de conforto.

Bônus: filmes de educação financeira

Agora que você já conhece vários livros de finanças pessoais, que tal ficar por dentro de alguns filmes sobre o tema? As abordagens do cinema também são ótimas oportunidades para ter um tempo de relaxamento sem deixar de lado o estudo sobre educação financeira. Confira!

1. O Capital (2013)

Produzido na França e dirigido pelo diretor Costa-Gravas, “O Capital” descreve alguns dos principais problemas do capitalismo. Ele ajuda a entender muito bem como esse sistema funciona e de quais formas as pessoas podem minimizar os danos causados por ele.

A história narra a sede de poder de Marc Tourneuil, que é gerente de um dos maiores bancos do mundo. Denso e profundo, o drama auxilia na compreensão das crises econômicas, do enriquecimento dos bancos e outros temas relevantes sobre economia e finanças.

2. A Grande Aposta (2015)

O longa-metragem relata a história de Michael Burry, proprietário de uma empresa de médio porte. Ao perceber uma tendência no mercado imobiliário, ele decide fazer um investimento significativo e bastante arriscado. “A Grande Aposta” mostra aos espectadores que há muitas opções sobre o que fazer com o dinheiro e que todas elas oferecem algum risco.

3. Freakonomics: O filme (2010)

Freakonomics” é um documentário baseado no best-seller de Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner. A obra analisa os diferentes aspectos econômicos de diversas situações e ainda aborda assuntos polêmicos, como a legalização do aborto. Os autores conseguiram confrontar e colocar em dúvidas ideias simples e normalmente consideradas confortadoras, as quais são tidas como verdadeiras para muitos na sociedade.

4. Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)

O filme conta a história de um corretor da Bolsa de Nova Iorque que é preso por extorsão e lavagem de dinheiro. Após sair da cadeia, ele decide recuperar a sua relação com a filha, mas, para isso, ele precisa forjar uma aliança com o noivo dela.

Ao longo do filme “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme”, podemos perceber o quanto o ex-corretor ainda é muito bom em manipulações e fará de tudo para alcançar seus objetivos.

5. Vivendo com um dólar (2013)

Esse documentário é imperdível para quem se interessa pelo mundo das finanças. Ele conta a história de uma viagem de 4 amigos para a Guatemala. Com apenas 1 dólar por dia no orçamento, o grupo encarou situações em que a fome e a sujeira foram protagonistas. De maneira geral, a ideia do registro foi de conscientizar as pessoas sobre a quantidade de miséria que existe no mundo, no qual é possível viver com muito menos do que temos.

Pronto! Agora você já sabe quais são os principais livros sobre educação financeira. Os títulos são ótimos aliados para controlar melhor as despesas e fazer o seu dinheiro render. Lembre-se de que o conhecimento tem um poder transformador e também pode fazer muito pelo seu bolso em diferentes fases da vida.

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e baixe agora mesmo o nosso e-book sobre planejamento financeiro e tenha sucesso na gestão de suas finanças.
cta-guia-do-planejamento-financeiro-para-ter-sucesso