Primeiro carro: 9 cuidados essenciais para otimizar a vida útil
Você acabou de conquistar o tão sonhado primeiro carro e está feliz da vida, não é? Depois de investir toda essa grana em um veículo, nada mais natural que fazer de tudo para preservar sua vida útil, para, no futuro, negociar uma boa revenda. Se é exatamente isso que passa pela sua cabeça, veja as nossas dicas sobre como conseguir aumentar a vida útil do seu carro.
Faça as revisões recomendadas
Se o seu veículo é 0 km, o fabricante tem recomendações específicas sobre de quanto em quanto tempo você deveria fazer uma revisão. Se você quer preservar seu carro novo, é muito importante respeitar esse tempo.
É claro que é um desembolso extra de dinheiro, mas o investimento vale a pena! Além disso, algumas montadoras atrelam a garantia do veículo ao fato de fazer essas revisões periódicas e você não vai querer perder a sua por uma bobagem dessas, né?
Agora, se você optou por um seminovo, o cuidado deve ser ainda maior. Como não existem nenhuma obrigatoriedade de fazer as revisões com frequência, é bom fazer uma visita ao mecânico de sua confiança de 6 em 6 meses, mais ou menos.
Assim você previne os problemas e, quando aparecerem, começa a tratá-los bem no começo, economizando um desembolso maior que poderia acontecer mais tarde.
Tenha um cuidado especial com o motor
O motor é uma das partes mais importantes do seu carro e, justamente por isso, merece uma atenção especial. Você deve ficar de olho em qualquer tipo de alteração, como barulho diferente ou a emissão de fumaça. Afinal de contas, eles podem sinalizar problemas muito maiores e é bom se prevenir!
Faça a troca de óleo e cheque periodicamente
A troca de óleo é um cuidado relativamente simples, mas poucas pessoas se preocupam em fazer na hora certa e na regularidade prevista. Mesmo na correria do dia a dia e as diversas atribuições do dia, você consegue facilmente separar alguns minutinhos e fazer isso. E olha que ter o óleo em dia é importantíssimo, então, na verdade, você está cuidando do seu carro e prevenindo problemas futuros.
O óleo é o responsável por lubrificar a movimentação das peças, fazendo com que ele seja mais fácil e não danifique nenhum sistema. O óleo lubrificante ainda ajuda a limpar o motor, eliminado diversos resíduos que se acumulam constantemente e poderiam gerar problemas maiores, como um entupimento, por exemplo.
O ideal é que a troca aconteça de 6 em 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados – o que acontecer antes.
Mantenha o carro limpo
Acredite se quiser, mas manter o carro limpo é uma ótima maneira de aumentar sua vida útil. Se estiver financeiramente apertado, arregace as mangas, afinal de contas, você mesmo pode fazer isso!
Pode começar passando o aspirador, um pano molhado e uma mistura de detergente e água. Para quem não sabe, a sujeira pode impregnar depois de algum tempo, então, para manter tudo novinho, é bom manter o veículo sempre limpo.
Outra boa dica é cuidar bem dos estofamentos dos bancos. Como a maioria dos carros tem um estofamento de tecido, podem manchar ou ficar permanentemente sujos. Você pode usar um pouco dos produtos que usa para limpar os móveis estofados na sua casa (como o sofá) e assim manter tudo limpinho e novinho.
Se o banco tiver estofamento de couro, você pode usar produtos específicos que fortalecem o material e evitam as rachaduras. Quando acontecer do estofado estar desgastado ou manchado demais, não hesite e troque. Essa repaginada vai dar um up no interior veículo e até valorizá-lo.
Calibre os pneus
Esse é outro cuidado simples e que não precisa de muito tempo, já que pode fazer isso antes de ir para o trabalho, uma vez por semana. Nesse caso, tudo que você precisa é acordar 10 minutinhos mais cedo.
Ter os pneus calibrados é uma ótima maneira de aumentar a durabilidade dos seus pneus, já que o desgaste acontece de forma mais lenta e regular. Então, evite andar com os pneus acima ou abaixo da calibragem sugerida no manual do seu veículo.
Além disso, não se esqueça de fazer, periodicamente, o alinhamento e balanceamento. Essas são maneiras simples (e relativamente baratas) de evitar problemas maiores com seu carro e fazer com que seu desempenho ocorra dentro do esperado.
Dê atenção aos freios
Os freios são importantíssimos e também merecem destaque. Fique de olho a qualquer ruído ou barulho quando acioná-los, pois isso pode indicar algum problema no disco ou pastilha. Para não ficar na mão, inclua esse item na sua revisão periódica.
Evite descansar o pé na embreagem
Muitas pessoas acabam desenvolvendo a mania de dirigir com o pé esquerdo na embreagem. Pois saiba logo de cara que esse hábito pode desgastar a embreagem e reduzir a durabilidade das peças em metade do que elas durariam normalmente.
Bem, motivo de sobra para não cair nessa, concorda? Por isso, sempre deixe seu pé esquerdo apoiado no chão no carro quando não estiver usando a embreagem.
Tenha cuidado com a pintura do carro
Manter o seu carro limpo, como já tratamos, é uma ótima maneira de cuidar da pintura do veículo. Além disso, é bom cuidar da pintura sempre que esbarrar ou perceber que alguma parte desgastou (seja por uma possível colisão ou qualquer outro problema).
Manter a pintura sempre alinhada é a melhor maneira de evitar problemas como descascados e a oxidação dos metais. Outra boa dica é evitar parar no sol, já que ele pode corroer a tintura e aumentar as chances de ferrugem. Se a pintura estiver muito desgastada, talvez uma boa opção seja repintar o carro.
Tome cuidado com seu jeito de dirigir
Cuidar bem do seu veículo tem muito a ver com a maneira com que você conduz. Ter cautela, prudência e direção defensiva é ótima medida para preservar seu carro. Então, acelere devagar, passe a marcha na hora certa, freie devagar e aumente assim a quantidade de quilômetros que seu veículo vai trafegar sem grandes problemas.
Com essa lista, você tem muito em mãos para fazer do seu primeiro carro um companheiro de anos. Cuidando bem de certos detalhes, ele terá uma vida útil grande e vocês vão compartilhar muitos bons momentos!