A indústria automobilística traz soluções inovadoras para amenizar os impactos que os veículos a combustão causam ao meio ambiente. Saber o que é um carro híbrido, por exemplo, é uma forma de compreender a importância desse modelo para a sustentabilidade.

Para se ter ideia, os carros, caminhões, ônibus e motos movidos à gasolina e etanol são as principais fontes de poluentes nas grandes metrópoles. Diante desse cenário, a tendência é a indústria fabricar veículos com motores elétricos para substituir os convencionais.

Portanto, continue a leitura e saiba, em detalhes, o que é um carro híbrido e as vantagens que esse tipo de automóvel proporciona para você e para o planeta. Boa leitura!

O que é um carro híbrido?

O carro híbrido funciona por meio de dois motores: a combustão e elétrico. O motor a combustão precisa de combustíveis, como gasolina e etanol, para operar, enquanto o elétrico usa uma bateria de alta tensão para alimentá-lo e transforma essa energia em mecânica.

Além disso, os dois motores podem se completar, ou seja, a combustão do próprio veículo gera energia cinética que carrega a bateria elétrica para realimentar o sistema.

Outro ponto interessante é que os veículos híbridos, em geral, contam com freios regenerativos. Então, o segundo motor usa a energia que o sistema de frenagem gerou.

Alguns modelos têm tração gerada por ambos os motores simultaneamente, enquanto outros usam apenas o elétrico.

Ainda há versões que utilizam ambos, só que separadamente. Em todos os casos, os carros se tornam mais eficientes e econômicos, ao mesmo tempo em que reduzem a emissão de poluentes.

Quais são os tipos de carro híbrido?

Existem basicamente três tipos de carro híbrido disponíveis no mercado hoje em dia: paralelo, série e misto. A diferença está na capacidade dos motores e no funcionamento de cada um. Em geral, são flex e têm bateria elétrica — pode até ser mais de uma.

Entenda melhor.

Paralelo

Nesse caso, ambos os motores funcionam ao mesmo tempo, mas o elétrico complementa o motor de combustão. Na prática, os motores operam simultaneamente para mover as rodas do carro, geralmente com um ligado ao eixo dianteiro e o outro, ao traseiro.

Pode ser que os motores estejam nos dois eixos, mas tais situações são mais raras, já que esse tipo de sistema é mais refinado. Portanto, exige mecanismos eletrônicos mais desenvolvidos.

Série

Nesse formato, só o motor elétrico gera tração, enquanto o motor de combustível comum funciona apenas como gerador para a bateria.

Então, o carro não é capaz de se movimentar apenas com a combustão. Como precisam de um motor elétrico maior, os veículos são mais caros.

Misto

No modelo misto, cada motor funciona individualmente, então, é possível escolher qual dos dois usar em cada momento. Além disso, o motorista pode acionar o modo automático e deixar o próprio sistema definir.

Dos três modelos, esse é considerado o mais eficiente, já que consegue aproveitar melhor as características de cada motor.

Em trechos lentos ou engarrafados, por exemplo, o sistema recomenda o uso da bateria, enquanto para estradas e trechos mais longos, indica o motor a combustão.

Quais as vantagens de um carro híbrido?

Sem dúvidas, uma das principais vantagens de um carro híbrido é a sustentabilidade e a tecnologia, mas também proporciona economia de combustível, conforto e autonomia aos motoristas.

Saiba mais a seguir.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma das características que define o que é um carro híbrido, além de ser uma vantagem que merece destaque. Esse tipo de veículo roda vários quilômetros sem emitir dióxido, monóxido de carbono e outros poluentes.

Para fechar o combo de preservação da natureza, não usa necessariamente energia elétrica, que muitas vezes vem de fontes não renováveis, como hidrelétricas, termelétricas e usinas de carbono.

Tecnologia e conforto

Os carros híbridos são tecnológicos e equipados com recursos que oferecem conforto.

Alguns modelos têm bancos aquecidos, sistema de entretenimento, assistência ao motorista e itens de segurança. Sem dúvidas, esses elementos elevam a experiência ao dirigir, principalmente se você não abre mão da praticidade.

Economia de combustível

Em todos os modelos híbridos, o motor elétrico complementa o sistema de funcionamento do carro, portanto, reduz o consumo de combustíveis fósseis consideravelmente. E mais: nesse caso, a própria combustão ou sistema de frenagem carrega a bateria.

Assim, os veículos rodam muito mais quilômetros por litro de gasolina ou álcool, além de não ser necessário recarregar a bateria em uma fonte elétrica.

Alguns exemplos são o Toyota Prius, que faz 18,9 quilômetros por litro na cidade e o Volvo XC90 T8, que roda 16,4 quilômetros por litro também em área urbana.

Autonomia

O carro híbrido traz toda autonomia que os motoristas precisam, afinal, conta com dois motores para não pegar ninguém de surpresa em situações emergenciais.

Isso porque o motor elétrico complementa o flex e, conforme o modelo e a rota, faz o veículo rodar até 60 quilômetros.

Vale a pena investir em carro híbrido?

Além de economizar combustível e reduzir a emissão de poluentes na natureza, o modelo leva a experiência de dirigir a outro nível, já que a condução é suave e silenciosa. Então, se você prioriza sustentabilidade, economia e conforto, vale a pena investir em um carro híbrido.

Além disso, esse tipo de veículo já é uma realidade no Brasil e conquista os brasileiros a cada ano.

As vendas cresceram 70,33% em relação a 2023 e alcançaram números expressivos com 38.944 unidades vendidas no país.

Os modelos mais vendidos são: BYD Song Plus com 1.560 unidades, seguido de GWM Haval 6 com 1.438 vendas e Toyota Corolla Cross, com 1.304.

Agora que você já sabe o que é um carro híbrido e quais as vantagens, considere alguns detalhes antes de comprar um veículo.

Afinal, é preciso analisar suas necessidades, as finanças e outros fatores para fazer um bom negócio. Aproveite e aprenda a identificar qual o carro ideal para você.